sábado, 18 de outubro de 2008

De bradar aos céus!!!

Na primeira ficha de avaliação que dei aos alunos do curso profissional de "Turismo Ambiental e Rural" vi respostas para todos os gostos. Por isso, tive notas que foram dos 4 aos 19 valores. Mas, a mais surreal é a que aqui dou a conhecer. Vejam com atenção a operação que uma aluna do 10º ano de escolaridade foi capaz de fazer (ainda, por cima, com recurso à máquina de calcular). Surreal, não?
Se não desse vontade para ficar desanimado, até seria razão suficiente para rir às gargalhadas. Provavelmente, para a Ministra da Educação, a culpa deste tipo de situações é dos professores. Mas, cá para mim, o mais provável é que esta aluna tenha vindo sempre a passar à custa do facilitismo, tendo chegado ao ensino secundário sem saber sequer fazer uma simples operação de somar... E, certamente, por estar num curso profissional irá acabar o 12º ano e até chegar à Universidade!!!

9 comentários:

João disse...

Talvez a raiz do absurdo esteja na máquina de calcular.

Com frequência tenho observado que os alunos têm a máquina no sistema decimal americano, onde a vírgula é utilizada como separador de milhares e o ponto como separador decimal.

Numa máquina em "modo" americano a soma 3000+1200 vai aparecer como 4,200. A aluna deve ter admitido que a virgula que viu no visor estava a ser utilizada à portuguesa, e por isso omitiu um zero e apresentou o resultado 4,20.

A propósito destas confusões já tenho apresentado um vídeo de Nuno Crato (que está disponível no Youtube) sobre o bilião português e o bilião americano. O primeiro é um milhão de milhões, ao passo que o segundo é um milhar de milhões. Daí que a tradução correcta de "billion" seja milhar de milhões.

João disse...

Quando escrevi "Talvez a raiz do absurdo esteja na máquina de calcular.", referia-me, evidentemente, às raízes mais superficiais...

DA disse...

Como o João referiu, só pode ter sido má programação da máquina de calcular.

Falta um zero nos 2 resultados e têm uma vírgula errada.

Claro que a aluna se devia ter apercebido do erro.

IC disse...

Antes de ler os comentários também pensei logo que o problema teria sido da calculadora. Não acredito que a aluna do 10º ano não soubesse fazer essas contas à mão ou não tomasse consciência do disparate dos resultados se lhes tivesse prestado atenção em vez de os escrever automaticamente. Mas muitos miúdos não têm o hábito de olhar os resultados para verificarem se são plausíveis, e confesso que falta de hábitos críticos ou de simples pensar me parecem mais preocupantes do que abusarem do uso da calculadora.

Também achei muito pertinente o comentário do João sobre a confusão com o bilião. Os nossos jornalistas bastantes vezes parecem ignorar essa distinção entre o bilião português e o billion americano, levando a leituras erradas de informações numéricas.

Anónimo disse...

Não se assuste, colega!
Não foi nada de especial. Já vi bem pior.
O que é preciso é fazer planificações e grelhas (muitas grelhas) e no fim passam todos.

Carlos Peixeira Marques disse...

Não estou a perceber aonde queres chegar...
As somas estão certas, a aluna apresentou os resultados em milhares.

Carlos Peixeira Marques disse...

IC disse...
Não acredito que a aluna do 10º ano não soubesse fazer essas contas à mão.

ahah cara Isabel, eu posso emprestar uns alunos do 2.º Ciclo (a que alguns chamam Mestrado) e vamos ver quantos as fariam à mão!

João disse...

O Carlos tem razão, evidentemente. Mas o problema que o Pedro levanta no seu post suponho que é este: a aluna terá tido consciência de ter apresentado a resposta em milhares?
De qualquer forma, e em termos formais, não posso escrever 3600+1400=5, embora possa escrever 3600+1400 = 5 x 10^3.

Carlos Peixeira Marques disse...

oops
O comentário do Carlos era uma brincadeira! A aluna sabe lá o que são milhares! :-/