tag:blogger.com,1999:blog-15626055.post2043346275859527975..comments2023-09-22T09:04:24.583+01:00Comments on NA SALA DE AULA: Fazer melhor com menos...Pedrohttp://www.blogger.com/profile/02829498220262788729noreply@blogger.comBlogger21125tag:blogger.com,1999:blog-15626055.post-5216027949967910762013-01-10T00:50:12.743+00:002013-01-10T00:50:12.743+00:00Ó Rui, ferves em pouca água!
Deixa-me explicar-te ...Ó Rui, ferves em pouca água!<br />Deixa-me explicar-te para ver se compreendes a minha argumentação...<br /><br />A concentração curricular é muito melhor para os alunos. Em vez de terem contacto com uma dada disciplina apenas uma vez por semana ao longo de 90 minutos, podem ter duas ou três vezes por semana essa disciplina, pelo que a aprendizagem será muito melhor. Haverá menos superficialidade na abordagem dos conteúdos. Qualquer professor explicar-te-á a vantagem de ter a mesma turma 2 ou 3 vezes por semana em vez de a ter uma única vez por semana. Por outro lado, é melhor para o professor que, no total, terá menos turmas a seu cargo.<br /><br />Quanto aos professores experientes, a tua lógica é a de que estes devem ser "predestinados" aos alunos que têm sede de cultura, ou seja, aqueles a quem é mais fácil ensinar. Pois eu acho que a tão propalada experiência profissional deveria ser aproveitada para que colegas com 20/25/30 anos de ensino ficassem também com algumas das turmas mais difíceis, sejam ou não CEF`s ou profissionais. Por outro lado, não vejo qual o problema de um colega com 5/10 anos de experiência ter a seu cargo a melhor turma da escola. Certamente que na tua empresa colocas os profissionais mais experientes para as tarefas mais difíceis e os mais novos para as mais fáceis... Pedrohttps://www.blogger.com/profile/02829498220262788729noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15626055.post-36759242210955039862013-01-09T20:10:10.410+00:002013-01-09T20:10:10.410+00:00É esta a resposta que me prometeste?
Desculpa, ma...É esta a resposta que me prometeste?<br /><br />Desculpa, mas és fraquinho a argumentar, se assim lhe pudermos chamar.<br /><br />Qual é diferença em termos de qualidade e de «substantividade» da aprendizagem no que diz respeito a uma concentração curricular? Os conteúdos não continuarão a ser abordados pela rama, primando a lecionação pela superficialidade? Qual é a capital da Bélgica? As respostas continuarão a oscilar entre Londres e Lima (?).<br /><br />Portanto, os profes mais experientes deveriam ficar com as turmas que estão na escola para tudo menos para aprender, enquanto os alunos que encaram o ensino com seriedade deveriam ter como professores os mais inexperientes!!!<br /><br />Ó pá, tu pensas? A sério? Portanto, tens um prof com 30 anos de carreira (começa a ser raro, penso eu) e manda-lo para um CEF (ou como se chamam esses raios de cursos) e, para a turma de 12.º ano, mandas um contratado? É isto que defendes?<br /><br />Dito de outra forma: na minha empresa, devo mandar os trabalhadores menos experientes executar as tarefas que exigem maior conhecimento e experiência!!!<br /><br />E é a gente como tu que eu tenho entregado os meus filhos? Desculpa lá, mas em «bom» português: FODA-SE!<br /><br />Rui Ratãonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15626055.post-22588338124934010072013-01-06T23:14:46.643+00:002013-01-06T23:14:46.643+00:00Ao penúltimo anónimo(?): um artigo interessante do...Ao penúltimo anónimo(?): um artigo interessante do Público, embora considere que é bom que as crianças contactem desde cedo com a diferença (de géneros, de classes sociais, de convicções religiosas, entre outras).<br /><br />Ao último anónimo(?): mais do que acabar com disciplinas (todas são importantes) seria importante que a distribuição das disciplinas pelos vários anos de escolaridade, assim como a respectiva carga horária fossem revistas, sobretudo no 3º ciclo. Alunos e professores ficariam a ganhar com menos disciplinas por ano, mas cada uma com mais horas. Pedrohttps://www.blogger.com/profile/02829498220262788729noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15626055.post-44388127129447755882013-01-06T18:43:18.309+00:002013-01-06T18:43:18.309+00:00Isso quer dizer que concorda com o que se fez com ...Isso quer dizer que concorda com o que se fez com os colegas de EVT? E também concorda que se acabem com algumas disciplinas? É que não estou a ver outra forma de reduzir a dispersão curricular.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15626055.post-34396762943041774522013-01-06T14:53:56.801+00:002013-01-06T14:53:56.801+00:00Para meditar: http://www.publico.pt/sociedade/noti...Para meditar: http://www.publico.pt/sociedade/noticia/o-futuro-do-ensino-esta-em-aulas-separadas-para-raparigas-e-rapazes-1579013<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15626055.post-54136384066526586442013-01-06T11:58:21.901+00:002013-01-06T11:58:21.901+00:00Acabe-se com a geografia já, essa mxxxda serve par...Acabe-se com a geografia já, essa mxxxda serve para quê????!!!!!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15626055.post-53132081681754456032013-01-05T23:37:55.036+00:002013-01-05T23:37:55.036+00:00Luísa, é verdade que mexer no currículo poderia pr...Luísa, é verdade que mexer no currículo poderia provocar alterações negativas em alguns grupos disciplinares. Mas, também depende da forma como se iria mexer no currículo.<br />Dou só um exemplo. A Geografia está no 3ºciclo do ensino básico com um bloco e meio no 7ºano, um bloco no 8ºano e um bloco e meio no 9ºano (na minha escola é assim). Isto faz com que um professor de Geografia numa escola do 3º ciclo possa chegar a ter 8/9 turmas para ter horário completo. Ora, provavelmente, mais valia que houvesse só Geografia no 8º e 9º ano (com 2 blocos semanais em cada ano), o que faria que esse mesmo professor tivesse menos turmas. Para os alunos também seria melhor, pois teriam Geografia várias vezes por semana, o que é benéfico para o seu sucesso escolar.<br />Conclusão: uma menor dispersão curricular seria bom para os professores (teriam menos turmas, cada uma com mais horas na sua discplina) e seria bom para os alunos (teriam menos disciplinas por ano, com cada disciplina a ter mais horas por semana).Pedrohttps://www.blogger.com/profile/02829498220262788729noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15626055.post-91217654049953650022013-01-05T22:14:27.933+00:002013-01-05T22:14:27.933+00:00Agora é que tocaste na ferida. O problema não é te...Agora é que tocaste na ferida. O problema não é termos turmas grandes, mas sim disciplinas com reduzida carga horária.<br />Olha que já cheguei a ter 11 turmas quando fiquei só com básico e não fui diretora de turma. É o problema de ser ter 90 minutos por semana.<br />Agora acho estranho que ainda nenhum jornal tenha dado a conhecer esse indicador da OCDE. Nunca pensei que fossemos o país da OCDE com mais professores/1000 alunos. Boa pesquisa!<br />Só mais uma achega. Não te esqueças que acabar com a dispersão curricular seria o mesmo que acabar com algumas disciplinas em alguns anos de escolaridade, levando à necessidade de menos professores.Luísanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15626055.post-84535285295865725342013-01-05T19:31:23.116+00:002013-01-05T19:31:23.116+00:00O comentador anterior (entropia)afirma que o rácio...O comentador anterior (entropia)afirma que o rácio professores alunos é uma falácia. Pois, custa a acreditar, não é?<br />Mas, a verdade é que somos o país da OCDE com mais docentes por cada 1000 alunos. E alguns questionam: como é possível se muitos colegas chegam a ter mais de 7 turmas e 200 ou até mais alunos. A resposta é simples. Porque temos uma dispersão curricular tão grande que nas disciplinas que apenas têm um bloco ou bloco e meio por semana um professor para ter horário completo sem cargos é obrigado a ter um elevado número de turmas. Acontece com os colegas de Espanhol, História, Geografia e outros...<br />Ora, nos países onde o currículo é mais concentrado e com menos disciplinas (originando para cada disciplina um maior número de blocos por semana), os docentes ficam com menos turmas e também os alunos (sobretudo os do 3º ciclo) ficam a ganhar por terem menos diciplinas.<br />Entretanto, a verdade é esta: somos o país da OCDE com maior rácio professores/alunos.Pedrohttps://www.blogger.com/profile/02829498220262788729noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15626055.post-72717174666479235402013-01-05T15:50:02.419+00:002013-01-05T15:50:02.419+00:00Os números são o que são..apenas números indiferen...Os números são o que são..apenas números indiferenciados...valem o que valem ..e cada um os esperem à sua maneira..já a realidade essa é outra coisa bem diferente dos números...essa do rácio professores alunos é uma falácia...e só diz o contrário quem é cego ou quem nunca deu aulas...entropianoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15626055.post-78548142739555551962013-01-04T22:25:37.431+00:002013-01-04T22:25:37.431+00:00É mesmo!
É até pertinente questionar, porque carg...É mesmo!<br /><br />É até pertinente questionar, porque carga de águas não se segue, no 2º e 3º ciclos a plítica monodocente já implementada, com muito sucesso (provas dadas desde sempre) no 1º ciclo?<br /><br />Não se compreende, no máximo, deveriam exitir apenas dois professores, um da língua portuguesa e outro de matemática, para as restante áreas, que são com muita facilidade dominadas por estes dois, utilizar-se-iam materiais idênticos aos utilizados em tempos muito recentes nas tele-escolas, também estas com boas provas dadas!<br /><br />Vocês têm é andado mal habituados!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15626055.post-90458465695515368232013-01-04T16:06:31.826+00:002013-01-04T16:06:31.826+00:00Apreciei a enfase colocada na revisão do currículo...Apreciei a enfase colocada na revisão do currículo para menor dispersão. É mesmo por aí que se deve caminhar.<br />Agnelo Figueiredohttps://www.blogger.com/profile/01894801757849894584noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15626055.post-49707046351002696202013-01-03T21:36:51.225+00:002013-01-03T21:36:51.225+00:00Caro Pedro
Eu leciono numa das escolas do centro d...Caro Pedro<br />Eu leciono numa das escolas do centro de uma vila, a 40Km do Porto. A maioria das escolas do concelho, que pouco distam do centro, têm turmas mistas, infelizmente. Garanto-lhe que os alunos saem prejudicados.Só quem vive essa realidade pode perceber.Imagine-se a dar aulas a dois anos na mesma sala:):)<br />Bom trabalho!<br /> bibónortehttps://www.blogger.com/profile/00875997530570213540noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15626055.post-82411436645398343312013-01-03T21:23:38.639+00:002013-01-03T21:23:38.639+00:00Caro Nelson, agradeço o seu comentário.
Quero escl...Caro Nelson, agradeço o seu comentário.<br />Quero esclarecê-lo que não estou em guerra de números da educação com ninguém, mas como sou de Geografia estou habituado a analisar estatísticas e considero importante que se conheça a verdade dos números para podermos criticar ou elogiar as medidas tomadas pelo Governo.<br />Considero o seu desafio importante, mas também penso que só podemos perspectivar o futuro tendo um conhecimento real sobre o que temos no presente (cá e noutros países) e como chegámos até aqui...<br />Considero o seu último ponto muito importante. É importante que a Comunidade Escolar se envolva mais nas questões da educação, já que dos sindicatos não podemos esperar grandes novidades.<br />Volte sempre <br /><br />Aproveito para esclarecer a Maria e a Lurdes que incorrem no mesmo erro. A tabela não apresenta o número médio de alunos por turma, mas sim a relação entre o número total de alunos e o número total de professores por país. <br />Ora, o relatório da OCDE prova que Portugal é o país da OCDE com maior número de docentes por 1000 alunos e uma das razões para isso acontecer, entre outras, é a dispersão curricular. <br />Há que não confundir o tamanho médio das turmas (em Portugal é de 20 alunos, em consonância com a média da OCDE) com o número de professores/1000 alunos. Aqui não há dúvidas: batemos todos os recordes...<br />Finalmente, um esclarecimento: com menos dispersão curricular, evita-se que existam disciplinas em que os docentes têm de ter 10 turmas para ter o horário completo.Pedrohttps://www.blogger.com/profile/02829498220262788729noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15626055.post-3925176891942458472013-01-03T16:33:33.728+00:002013-01-03T16:33:33.728+00:00Esses números não podem estar correctos. Como é po...Esses números não podem estar correctos. Como é possível termos 1 professor por cada 11 alunos? Veja lá bem o relatório e veja onde se enganou?Lurdesnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15626055.post-28405532346357951112013-01-03T12:51:07.689+00:002013-01-03T12:51:07.689+00:00Será que você não se enganou nos números? Se fizer...Será que você não se enganou nos números? Se fizer bem as contas isso dá mais ou menos um professor por cada 10 alunos. Todos sabemos que a média real não é essa. Nem sequer no 1º ciclo.<br />Portanto, penso que os números devem estar errados, pois é impossível que a média seja de 112 professores por cada mil alunos, ou seja, cerca de um professor por cada dez alunos.<br />Espero que reveja os números, pois se no 1º ciclo cada professor tem em média 25 alunos, nos outros ciclos de ensino a média chega por vezes aos 200 alunos por professor.<br />Quanto à dispersão escolar, será que você defende que se acabem com disciplinas para assim termos maior concentração de disciplinas. Pode explicar melhor a suia ideia.Marianoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15626055.post-22980056673039653452013-01-03T00:52:13.588+00:002013-01-03T00:52:13.588+00:00Boa noite Pedro,
Comparo esta "guerra" ...Boa noite Pedro,<br /><br />Comparo esta "guerra" de números entre autores de blogs com aquela utilizada pelos políticos: cada um consegue ver a sua verdade espelhada nas estatísticas. Em nada contribuí para o respeito da classe profissional. <br /><br />Deixo-lhe um desafio, procure centrar um pouco mais a sua atenção para o ensino daqui a 20 anos. Que opções estarão a ser tomadas? Que escola teremos? Será o que o país precisa? Que país teremos? Que país queremos? <br /><br />Parece que a moda agora é o ensino Dual?<br />Porquê? Será que se vai dar outra revolução industrial e não me disseram nada? Eu julgava que isso era passado. <br /><br />As comunidades educativas foram chamadas para construir o currículo educativo? Podia continuar mas não me apetece! Estou cansado de ouvir falar muito de educação e da escola pública, mas poucas ou raríssimas vezes se fala da Educação na Comunidade Escolar!<br /><br />Quero continuar a visitar o seu blog e espero que vá escrevendo sobre outras temáticas mais importantes!<br /><br />Os melhores cumprimentos,<br /><br />Nelson RamosAlexandrehttps://www.blogger.com/profile/13056796715659250489noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15626055.post-53777694399876238212013-01-02T23:04:47.728+00:002013-01-02T23:04:47.728+00:00Cara colega, só mais uma observação para dizer que...Cara colega, só mais uma observação para dizer que não é verdade que eu tenha escrito que "as turmas más são sempre para os mais novos". Escrevi sim que, geralmente (reforço, geralmente!) é isso que acontece.<br />De resto, agradeço os elogios e apenas quero chamar a atenção que uma das vantagens da política de concentração escolar do 1º ciclo, encerrando escolas isoladas, é precisamente evitar que se concentrem na mesma sala de aula alunos de diferentes anos de escolaridade.<br />Volte sempre.Pedrohttps://www.blogger.com/profile/02829498220262788729noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15626055.post-85114985541945028102013-01-02T22:06:03.110+00:002013-01-02T22:06:03.110+00:00Caro colega
Não vou contestar os números. Foi apen...Caro colega<br />Não vou contestar os números. Foi apenas por achar graça à sua convicção de que as turmas más são sempre para os mais novos que decidi comentar. Aliás, é a primeira vez que o faço no seu blogue.<br />Sou docente do 1ºCiclo. A realidade deste ciclo de ensino difere bastante da dos outros ciclos.<br />Os colegas lastimam-se, com razão, da quantidade de turmas e de estas serem numerosas, já para não falar da indisciplina e da violência. Na minha opinião, turmas numerosas são prejudiciais a um ensino de qualidade, tal como no 1º ciclo haver dois níveis de ensino na sala de aula e ainda por cima com alunos com muitas dificuldades de aprendizagem. <br />Parabéns pelo blogue.<br />Abraço<br />bibónortehttps://www.blogger.com/profile/00875997530570213540noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15626055.post-18989102772492696272013-01-02T20:15:47.395+00:002013-01-02T20:15:47.395+00:00Duas observações à colega do comentário anterior:
...Duas observações à colega do comentário anterior:<br />1. Acredito que a colega seja uma excepção à regra e caso tenha sido essa a sua opção, elogio-a na sua decisão. A experiência profissional não deve ser só propalada para benesses e regalias;<br />2. É curioso que não tenha contestado o âmago da questão: a comparação do número de professores por cada 1000 alunos em Portugal e nos restantes países da OCDE.Pedrohttps://www.blogger.com/profile/02829498220262788729noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15626055.post-24238368389340298112013-01-02T19:31:09.655+00:002013-01-02T19:31:09.655+00:00Caro colega
Eu sou a mais antiga na escola e fique...Caro colega<br />Eu sou a mais antiga na escola e fiquei com a pior turma!<br />bibónortehttps://www.blogger.com/profile/00875997530570213540noreply@blogger.com