tag:blogger.com,1999:blog-15626055.post689192107383236720..comments2023-09-22T09:04:24.583+01:00Comments on NA SALA DE AULA: Sobre a redução do número de alunos por turma...Pedrohttp://www.blogger.com/profile/02829498220262788729noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-15626055.post-62711443422754379872017-02-21T00:19:11.760+00:002017-02-21T00:19:11.760+00:00professor, use a tecnologia a seu favor. Conheça o...professor, use a tecnologia a seu favor. Conheça o Gradepen, um sistema de elaboração e correção automática de provas pelo smartphone. Acessse www.gradepen.com e experimente !Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/14388335324052244843noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15626055.post-21771681773013142352016-04-27T23:55:02.996+01:002016-04-27T23:55:02.996+01:00Pedro, continuas fanático e obsessivo pelas políti...Pedro, continuas fanático e obsessivo pelas políticas de direita. Para ti o Passos Coelho e o Crato eram divindades a preservar e quiçá torná-los SANTOS. Alegra-te rapaz, tens recebido mais uns euros no fim do mês para criares os teus filhos.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-15626055.post-12447363993646940992016-04-18T17:21:26.930+01:002016-04-18T17:21:26.930+01:00A Federação Portuguesa de Autismo considera a nova...A Federação Portuguesa de Autismo considera a nova regulamentação que condiciona a redução das turmas com alunos com necessidades educativas especiais (NEE) "um passo importante" para a inclusão, mas defende que a sua implementação implica um reforço de meios.<br /><br />Numa nota enviada à agência Lusa, a presidente da Federação Portuguesa de Autismo, Isabel Cottinelli Telmo congratulou-se com a publicação do despacho normativo na passada quinta-feira que determina que a redução de alunos por turma sempre que estas tenham alunos com NEE apenas acontece se estes tiverem pelo menos 60% das aulas em conjunto com os colegas.<br /><br />"A possibilidade de todos os alunos com NEE permanecerem durante 60% do seu período letivo com a sua turma regular, representa um passo importante no caminho para a inclusão na escola pública. Devemos contudo alertar que a boa implementação desta importante medida, implicará a necessidade de reforço dos meios e recursos que permitam a sua operacionalização", defendeu.<br /><br />As limitações à redução do número de alunos por turma agora impostas, aplicáveis do pré-escolar ao ensino secundário, resultam, segundo o Ministério da Educação (ME), de "um trabalho conjunto entre o Ministério da Educação e a Secretaria de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência", o qual "parte de uma constatação e tem um único objetivo".<br /><br />"Tem-se constatado, e isso tem sido sinalizado por vários responsáveis do setor da Educação Especial, que há alunos com NEE que são sistematicamente excluídos da sala de aula, passando a maior parte do seu tempo em unidades de apoio e não em contacto com os seus colegas e professores.<br /><br />Desta constatação resulta a necessidade de induzir mais inclusão, associando a redução do número de alunos ao estímulo à permanência destes alunos com a turma, na firme convicção de que o contacto com os seus colegas é fator de desenvolvimento e integração para os alunos com necessidades educativas especiais e para os que com eles contactam", justificou a tutela, em resposta enviada à Lusa.<br /><br />O normativo mantém para todos os ciclos de escolaridade os limites mínimos e máximos de alunos por turma que ainda vigoram, numa altura em que vários partidos, sobretudo os partidos da esquerda parlamentar que suportam o Governo, têm em discussão na Assembleia da República propostas para a redução do número de alunos por turma.<br /><br />Numa nota enviada à Lusa, o gabinete do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, reforçou que "não se pretende aumentar as turmas, mas sim aumentar o tempo de permanência dos alunos com NEE junto dos seus colegas e dos seus professores, o que por vezes não estava a suceder".<br /><br />"Com esta alteração, pretende-se induzir que o desenho do Currículo Específico Individual (CEI) preveja e maximize práticas de permanência em sala de aula com os restantes colegas, que os alunos com NEE não sejam vistos como um incómodo ou o tempo com a turma como um desperdício. O requisito de permanência em 60% das atividades implica olhar para os alunos com NEE com a dignidade que merecem", defende o ministério de Vieira da Silva.<br /><br />A mesma nota refere que até agora, embora estes alunos estivessem integrados em turmas reduzidas "eram segregados para práticas isoladas numa escola que se diz inclusiva", e que com a nova legislação vão poder continuar a "beneficiar de apoios e terapias especializadas nos restantes 40% do período letivo".<br /><br />Diário Digital com LusaAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/05194330971940362733noreply@blogger.com