Pelo segundo ano consecutivo "levei" ao exame de Geografia A uma turma do 11º ano do curso de Línguas e Humanidades e, mais uma vez, a sensação, depois de revelados os resultados da 1ª fase, é a de dever cumprido.
A média nacional manteve-se nos 11 valores e os "meus" vinte e um alunos alcançaram uma média de 12,8 valores, quase dois valores acima da média nacional. Claro que há quem considere este tipo de análise demasiado simplista e seja totalmente contra a realização de rankings de escolas apenas com base nos resultados dos exames. Eu tenho uma opinião de "nem 8, nem 80", ou seja, os rankings são insuficientes, mas não são de descartar...
Neste tipo de análise há um conjunto de variáveis que interessariam analisar, mas há que não ignorar o esforço de alunos e professores quando a média de uma escola de um meio rural distante do litoral no exame de uma determinada disciplina está bem acima da média nacional e pelo segundo ano consecutivo.
Sou da opinião de que se deveria dar mais atenção aos rankings e aos resultados dos exames nas escolas. Muitas vezes, analisa-se o secundário, ignorando o que verdadeiramente interesse: os resultados.
Quanto a mim, mais uma vez tenho o sentimento de dever cumprido: a disciplina de Geografia na minha escola volta a não defraudar em termos nacionais.
Sem comentários:
Enviar um comentário