Há quase três meses que não venho aqui escrever. O tempo escasseia e o trabalho tem sido muito! Ainda pensei em vir aqui elogiar o Ministro da Educação pela decisão tomada acerca dos colégios com contrato de associação, mas faço-o agora. É que ainda tive receio que a medida não passasse do papel... mas, efetivamente, parece que nem sequer os tribunais vão conseguir "abafar" a decisão. Há que tirar o chapéu ao Ministro e à sua Secretária de Estado que, neste processo, sempre defenderam os interesses da Escola Pública. Parabéns!!!
Mas, este artigo tem que ver com outro assunto. O título é elucidativo. Todos os anos, por esta altura, acontece-me o mesmo. Vizinhos, amigos e conhecidos, quase diariamente, cumprimentam-me da mesma forma: "Então, tudo bem? Já está(s) de férias, não é?". Desde há um mês, quando terminaram as aulas, que a conversa é esta. É que já chateia!!!
Pois bem, desde que as aulas terminaram que trabalho não me tem faltado! Sim, muito trabalho burocrático e que em muitas escolas (sobretudo as TEIP) é uma realidade. Já nem falo das vigilâncias de exames, que isso nem dá assim tanto trabalho. Refiro-me mesmo às reuniões que têm de ser feitas (de departamento, de grupo disciplinar, das tutorias, dos apoios, das assessorias e das inúmeras equipas de trabalho), a acrescentar aos relatórios, planos e projetos que têm de ser elaborados, mais as estatísticas, estudos e reflexões que têm de ser elaboradas... E todo o trabalho que os diretores de turma têm de fazer no final de cada ano letivo? Mais as formações que, muitas vezes, só podem ser feitas nesta altura do ano! Enfim, trabalho não me falta. E ainda tenho que ouvir tanta gente que não é professor vir com a conversa de que os professores já estão de férias... Férias? Só mesmo em agosto! E em setembro, volta-se à carga...
1 comentário:
Subscrevo. Vou levar um pedacinho para aqui crescer.aescas.net.
É que já chateia! :)
Enviar um comentário