A primeira semana de aulas está a chegar ao fim, sendo já possível fazer um pequeno balanço de como é que os alunos estão a reagir a mais um novo ano lectivo. No meu caso particular, tenho que distinguir as três turmas às quais estou a dar continuidade desde o ano lectivo passado das outras quatro turmas que me passaram a conhecer, enquanto professor, pela primeira vez.
A forma como conseguimos ou não captar o interesse dos alunos e despertar a sua curiosidade para as matérias que abordamos ao longo de nove meses de aulas é condição fundamental para que o ano lectivo decorra de forma positiva, com óbvias consequências em termos do sucesso escolar.
Assim, a primeira aula de contacto com os alunos reveste-se de uma extrema importância. Agostinho da Silva dizia que é essencial que professor e alunos, em contexto de aula, se debrucem sobre os problemas do quotidiano, em vez de termos uma situação de mera transmissão de conhecimentos. Tendo esta ideia como primado basilar das minhas aulas, aproveitei a recente passagem do furacão Gordon pelos Açores para, na primeira aula de Geografia, fazer ver aos meus novos alunos a importância desta disciplina para o nosso dia-a-dia, debatendo com eles as causas e consequências de tal situação atmosférica, assim como as acções de prevenção que foram tomadas. Mostrei-lhes imagens de satélite da passagem do furacão e trocámos impressões sobre a sua possível relação com as alterações climáticas provocadas pelo Homem. Enfim, logo na primeira aula debruçámo-nos sobre a actualidade e pareceu-me que a estratégia obteve resultados positivos...
A motivação é, cada vez mais, condição essencial para que os alunos tenham interesse pelas aulas e obtenham resultados satisfatórios. Não é tarefa fácil, mas, no final de mais um dia de trabalho, recompensa...
5 comentários:
Só com a motivação dos alunos teremos mais e melhores profissionais.
Parabéns!
De facto saber passar a mensagem, para que os alunos nao digam que as aulas são uma "seca" é o essencial e é gratificante chegar ao final do ano e sentires que foi positivo. Os alunos sentem-se realizados e aprendem e o professor satisfeito porque deu o seu melhor. Continua.
Maria do Céu
É uma "arte" saber motivar os alunos... mas é essencial que estes também estejam "pré-dispostos" para aprenderem. Não se consegue ensinar algo a alguém que não o queira saber/aprender...
Convencê-los é tarefa árdua... a grande maioria dos professores aceita essa tarefa com "alma"... mas há quem pense, começando "por cima", que os professores simplesmente "não fazem nada"... ou "o pouco que fazem, fazem mal", pois os resultados "são fracos". Como se tudo dependesse dos professores... :/
Fiz a mesma coisa nas turmas de 9ºano, a propósito das alterações ambientais causadas pelo Homem.
É óptimo motivar e senti-los motivados.
Olá,
Saber cativar é muito importante...principalmente nas primeiras aulas.
Ir pelo interesse deles, e falar da actualidade é uma boa estratégia.
fica bem
Enviar um comentário