sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Agosto: mês de balanço...

Para a generalidade dos professores, este é o mês em que se faz o balanço de mais um ano lectivo que terminou. Se não é, deveria ser... Para além do gozo merecido de férias e de algum descanso, há que fazer a devida reflexão daquilo que correu bem e mal ao longo dos últimos onze meses.
Pessoalmente, este foi mais um ano de muito trabalho, embora recompensado com os bons resultados obtidos pela grande maioria dos meus alunos: em quase duzentos alunos, a percentagem de níveis negativos que atribuí não chegou aos 20%, para além de que na minha turma do secundário os resultados obtidos pelos alunos nos exames nacionais superaram largamente a média nacional. Tudo isto sem nunca ter baixado o nível de exigência. Bem pelo contrário: só com rigor e seriedade se pode alcançar a competência! A estratégia que tenho vindo a seguir deste que acabei o meu estágio (há já nove anos) de ser exigente para com os alunos e não fazer testes facilitistas nunca me desiludiu. Se no início do ano lectivo é habitual os alunos queixarem-se, depois com aulas diferenciadas, atractivas e motivadoras, os resultados aparecem...
Pena é que ao longo dos anos tenha vinda a sentir que os nossos alunos se deixam levar pela onda do facilitismo e do eduquês que inundou o sistema de ensino. Enfim, isto daria pano para mangas...
Umas boas férias para todos!!!

4 comentários:

olho_azul disse...

Concordo inteiramente. Vive-se uma época em que tudo é facilitado aos nossos alunos, e essa não de certeza a melhor forma de os preparar para o futuro. Com estes avanços tecnológicos, qualquer dia já não temos alunos na escola, mas sim alunos virtuais!

Um abraço

PS: Obrigada pela visita ao meu cantinho

arte por um canudo 2 disse...

Votos de um bom regresso ao trabalho!..

peciscas disse...

No início de mais um ano escolar, e num momento em que o presente e o futuro dos professores está carregado de incertezas, injustiças e armadilhas, desejo-te, ainda assim, boa sorte ( que sempre é precisa nesta profissão tão imprevisível) e que as coisas, do ponto de vista pessoal e profissional, te corram o melhor possível.
Eu, já estou de fora, mas continuo a acompanhar a saga dos colegas no activo…

NP disse...

Pedro: o teu blogue - e este mesmo post - foi citado no programa "Janela Indiscreta", do Pedro Rolo Duarte, na Antena 1. Foi no dia 4 de Setembro.

Verifica aqui:

http://multimedia.rtp.pt/index.php?pod=1

Parabéns! :)