terça-feira, 1 de setembro de 2009

Início de mais um ano lectivo

1 de Setembro: dia de apresentação na nova escola e início de muito trabalho burocrático até ao arranque das actividades lectivas. Depois de um Agosto completamente dedicado à família é tempo de retomar a vida de professor e, inevitavelmente, abdicar de parte do tempo destinado à esposa e filhos. Infelizmente, a vida é mesmo assim: cada vez se "perde" mais tempo com o trabalho, em detrimento daquele que é passado com a família. E, com este Governo a vida de professor complicou-se, com menos tempo dedicado aos alunos e mais à papelada burocrática.
Felizmente que me aproximei de casa. Se nos últimos quatro anos estive a leccionar a 70 Kms de casa, sei que nos próximos quatro estarei bem mais perto: de Viseu a Oliveira de Frades (vila onde fiquei colocado por destacamento) é quase um "tirinho". Pelo contrário, a minha mulher ficou bem pior: de 5 minutos passa a estar a 40 minutos de casa. É esta a vida de muitos professores: alunos, encarregados de educação, colegas e viagens de carro!!! Tudo com prejuízos claros para os filhos.
Desejo a todos os que tiveram colocação um bom ano lectivo, na esperança de que daqui a um mês tenhamos alguém à frente do Ministério da Educação dotado de duas qualidades que faltaram nos últimos quatro ano e meio à tutela: diálogo e bom-senso!!!

Sem comentários: