Nos últimos anos tenho vindo a constatar um progressivo facilitismo nas questões que são colocadas nos exames de Geografia A.
Nos últimos dias estive a corrigir 28 provas de Geografia A e fiquei perplexo com o exame. Nos primeiros quatro grupos surgem 20 questões de escolha múltipla, sendo que a maioria das questões pode ser facilmente respondida por um aluno médio do 9º ano de escolaridade. Mas, o que mais incrível surge nos dois grupos de resposta aberta, visto que das oito questões apenas duas são de desenvolvimento e também estas poderiam ser respondidas de forma razoável por um aluno do 9º ano. Veja-se bem que no grupo V o tema proposto é o da evolução da distribuição da população em Portugal Continental e a sua relação com o fenómeno migratório, matéria que é leccionada no 8º ano de escolaridade e cujo teor das questões não me pareceu muito exigente. O grupo VI aborda o transporte marítimo de mercadorias (matéria também leccionada aos alunos do 9º ano) e apenas a questão de desenvolvimento exige conhecimentos leccionados no 11º ano, sendo que as três primeiras questões de resposta curta são bastante acessíveis a um aluno que termina o 3º ciclo.
Enfim, pareceu-me um exame demasiado facilitista, dando a ideia aos alunos que os exames são muito mais fáceis que as fichas de avaliação feitas ao longo do ano lectivo. Por outro lado, muitos alunos preparam-se para os exames e depois sentem-se frustrados por encontrarem um exame tão fácil de realizar. Mais uma vez, os bons alunos ficam desiludidos por se esforçarem tanto sem necessidade, enquanto que os alunos medianos são como que "levados ao colo", subindo a sua nota interna.
Enfim, seria bom que a Associação de Professores de Geografia se manifestasse sobre o assunto e defendesse a elaboração de exames bem mais exigentes. Os bons alunos seriam os primeiros a agradecer, por forma a que as provas nacionais revelassem quem realmente sabe e não sabe de Geografia.
A propósito, dos 28 exames que corrigi, foram poucos os alunos que, nas questões de desenvolvimento, tivessem elaborado resposta com princípio, meio e fim. Aliás, este ano tive alunos do 9º ano de escolaridade que nos meus testes elaboravam respostas bem mais completas do que a maioria daquelas que tive agora de corrigir nos exames do secundário.
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