quinta-feira, 5 de julho de 2012

É professor? Então já está de férias!!!

Todos os anos é a mesma história. Quando os alunos deixam de ter aulas, é comum ouvir-se a expressão: "É professor? Então já está de férias". Amigos, vizinhos e até familiares parecem ficar admirados quando lhes digo que não estou de férias, mas sim que deixei de ter aulas com alunos. Mas, isso não implica que tenha deixado de trabalhar. Bem pelo contrário, é nesta altura do ano que mais me aborreço com a (ainda) quantidade enorme de burocracia que invade as escolas.
Deixo aqui apenas uma parte das tarefas que tenho vindo a realizar desde que as aulas terminaram. Bem sei que muitos professores não têm que se preocupar com metade destas tarefas, visto não serem diretores de turma ou por serem do 1º ciclo:
- conselhos de turma de avaliação (este ano foram sete);
- reuniões de grupo disciplinar;
- reunião de departamento curricular;
- reunião geral de professores;
- avaliação dos planos de recuperação dos alunos com maiores dificuldades (este ano foram sete);
- avaliação dos planos de acompanhamento dos alunos repetentes (este ano foram dois);
- elaboração dos novos planos de acompanhamento dos alunos retidos (este ano foram três);
- elaboração dos relatórios de avaliação repetida para os alunos repetentes em risco que ficarem retidos (este ano foram dois);
- reunião de entrega das avaliações aos encarregados de educação;
- actualização dos processos individuais dos alunos;
- conclusão do Projeto Curricular de Turma;
- organização do dossier de Direcção de Turma;
- elaboração do relatório de Direcção de Turma;
- avaliação das actividades realizadas ao longo do ano lectivo com os alunos (visitas de estudo, exposições, etc.);
- elaboração das matrículas dos alunos;
- vigilância de exames do 6º ano, 9º ano, ensino secundário (1ª e 2ª fases) e ensino profissional;
- elaboração e correcção dos exames de equivalência à frequência para os alunos do 9º ano retidos (1ª e 2ª chamadas);
- elaboração e correcção dos exames dos módulos em atraso dos alunos do ensino profissional (épcas de Julho e Setembro):
- ...
Por acaso este ano não tive que corrigir exames do ensino secundário. Mas, penso que o conjunto de tarefas atrás descritas é o suficiente para se perceber que o trabalho de um professor vai muito para além da sala de aula...

10 comentários:

cristal disse...

"Bem sei que muitos professores não têm que se preocupar com metade destas tarefas, visto não serem diretores de turma ou por serem do 1º ciclo"
Pois... muitos professores têm de se preocupar com outras tarefas, visto serem professores de 1ºCEB!!!

Kelly disse...

Não basta dizer "... outras tarefas, visto serem professores do 1º CEB".
É necessário especificá-las...

cristal disse...

- Conselhos de doentes;
- Reuniões de ano(se tiver só um ano tem sorte);
- Reunião de departamento curricular;
- Reunião geral de professores;
- Reuniões com monitores das AEC;
- Atividades inerentes à supervisão das AEC (registos, avaliação, organização do dossier, ...)
- Reuniões de articulação;
- Reuniões com terapeutas, psicólogos e outros técnicos;
- Avaliação dos planos de recuperação;
- Avaliação dos planos de acompanhamento;
- Elaboração dos novos planos de acompanhamento;
- Elaboração dos relatórios de avaliação repetida para os alunos repetentes em risco que ficarem retidos;
- Relatórios de apoio educativo;
- Relatórios circunstanciados;
- Atualização dos PEI;
- Avaliação individual dos alunos;
- Reunião de entrega das avaliações aos encarregados de educação;
- Atualização dos processos individuais dos alunos;
- Conclusão do Projeto Curricular de Turma;
- Avaliação das atividades do PAA;
- Elaboração das matrículas;
- Reuniões e avaliação de Projetos;
- Constituição de turmas;
- Mapas e mais mapas, papéis e mais papéis(de leite, de telefone, de funcionários, de fotocópias,...;
-Planificação das atividades para o próximo ano letivo;
- Aquisição de material para a escola (o carro do professor anda gratuitamente de um lado para o outro). Por vezes paga do seu próprio bolso, mais tarde é-lhe devolvido;
- ...

Kelly disse...

Colega, bem sei como este processo se desenvolve ao longo do ano e que algumas das tarefas mencionadas são concretizadas só no fim de ano. E, para quantos alunos? Afinal de contas apenas tem uma turma... Até pode nem ter muitos dos planos mencionados...
Algumas destas reuniões têm muito que se lhe diga no 1º ciclo. Por vezes até podem constar na lista de atividades a cumprir, mas a forma como são realizadas sei como é. E é se forem realizadas... Os mapas são para serem feitos semanalmente!
Os conselhos de docentes no 1º ciclo são as reuniões de departamento curricular. Nos outros ciclos os conselhos de docentes dizem respeito a professores das várias disciplinas de uma turma e no 1º ciclo é a monodocência. Também já lecionei ao 1º ciclo e sei como é e não se pode comparar...
Agora queixam-se com o sistema que o Nuno Crato quer implementar em obrigar os docentes do 1º ciclo a darem aulas de preparação para os alunos do 4º ano com dificuldades que vão a exame e com a recente chamada à vigiância de exames doutros ciclos...
Ser professor é assim, todos os dias em constante atividade...
Já agora, seria bom que falasse um pouco sobre como funcionam os horários das aulas. As 5 horas diárias em que meia hora (e é se não for mais) são para o intervalo. E o controlo do horário pelos funcionários logo no 1º tempo. Isto e muito mais foi algo que me surpreendeu...Nos outros ciclos, o professor que chegue cinco minutos atrasado à aula já tem lá um substituto e leva com falta... E os do 1º ciclo???

cristal disse...

Não faça problemas onde não há! Não tire valor ao trabalho dos outros. Só a esclareço que no meu agrupamento temos conselho de docentes na escola (a minha tem 6 turmas), conselhos de departamento (todos os professores do 1º CEB) e reuniões de ano (a mim coube a tarefa de ir a 3 porque tinha 3 anos na turma). Bom quanto ao nº de alunos realmente tinha 20! Desses 4 eram NEEP, 2 PA e 2 PR.
Na verdade não tive retenções repetidas, bolas!...
Em relação ao horário, se ele não era cumprido nas escolas onde trabalhou é porque algo estava mal ao nível das lideranças, o que decerto deve ter constado nas avaliações externas do agrupamento.
Já agora, também já trabalhei no 2º e 3º ciclos.
Com muito orgulho SOU PROFESSORA (e do 1º CEB)!

Kelly disse...

Colega, se já lecionou ao 2º e 3º ciclo já devia saber e ter experiência de que é tudo muito e muito diferente.
É frequente ouvir-se dizer a professores do primeiro ciclo que já lecionaram ao 2º e 3ºciclo...,quando pela conversa se vem a saber que na verdade a experiência que têm no 2º ciclo (e não no 3º ciclo) é de um ano ou pouco mais e, muitos até nunca foram DT. Assim, é claro que não sabem como é...
Em relação ao horário, controlo e rigor que fala é bonito falar-se assim, mas lá no fundo até sabe que tenho razão...
Em relação ao conselho de docentes esclareço mais uma vez e como já lecionou ao 2º e 3º(?) ciclo é do seu saber que se refere a uma reunião em que participam só os prefessores da turma das várias disciplinas: LP, MAT, CN, FQ, EVT, INGLES, ...
Já lecionei numa escola de lugar único, onde tinha que fazer tudo o que noutra escola é distribuido pelos docentes da escola com todos os níveis, planos de recuperação e de acompanhamento,... por isso sei bem o que isso é.

Anónimo disse...

É fantástico...

Por isso é que fazem sempre de nós gato e sapato!

Não terão as senhoras vergonha dessa conversa?

Uns contra os outros por causa de «pintelhices» (o catroga já disse, portanto...)

É assim, à semelhança de vocês, a nossa classe!

Um abraço

Donatien disse...

Agora vem mais a palermice das disciplinas sem programa como EV do 2º ciclo,a idiotice das metas...

Anónimo disse...

esta conversa é, no mínimo , caricata e quem tem a culpa é uma sra que inventou a carreira única... não me venham com conversas, mas uma coisa é andar a colar feijões em cartolinas (educadores de infância), outra é ensinar matemática ao 12º ano, por exemplo. A maioria dos educadores e professores do 1º ciclo fizeram umas licenciaturas em universiddaes vãos de escada e , num ápice, foram todos escalonados a ganhar o mesmo do que os que sempre tiveram a licenciatura a sério. Ajudei muita prof ( pagaram-me ) a fazer trabalhos e penso que nunca conseguiram perceber um boi do Piaget.... são menores por isso??' claro que não. O professor do 1º ciclo é fundamental para o sucesso dos alunos, mas por favor venha o antigo magistério e acabem com as ESES - é que conheço cada aberração , uma mais escandalosa do que a outra. Minha prof do 1ª ciclo não tinha licenciatura ( maldito país com a caganice dos drs, tal como os coroné no Brasil), mas sabia escrever muito bem e, por tal, ensinar
escrever

Anónimo disse...

Ao anónimo imediatamente acima:

De facto deve ter sido muito boa a sua professora do 1º ciclo... nem escrever em condições você sabe!
Você deve ser um daqueles que era tão imbecil que está ressabiado das porradas (a meu ver merecidas)que essa Santa lhe deu.

Já ouviu falar de semântica? E de um prontuário ortográfico?