quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A OCDE e o número de alunos (para encerrar de vez este assunto)

Depois da "ligeira polémica" tida com o Paulo Guinote sobre a questão da redução do número de alunos verificados em Portugal, surgiram muitas notícias e posts de alguns bloguistas da nossa praça com referência à indicação pela OCDE de que o número de alunos entre os 15 e os 19 anos irá aumentar 10% até 2015 em comparação com o ano 2005. Muitos falaram que os números contrariavam as declarações do Ministro, dando a entender que, portanto, até serão necessários mais professores no futuro para as necessidades que se avizinham.
Pois bem, não nos podemos ficar com verdades parcelares, pois estar a segmentar alunos de acordo com as conveniências de alguns é algo profundamente errado de se fazer. É o mesmo que induzir em erro os mais distraídos. E isso foi conseguido com a notícia do Público e com alguns dos blogues mais (re)conhecidos de Portugal.
Deixo aqui um excerto da notícia do Público de ontem para se perceber que, de facto, se prevê uma redução do número total de alunos. Isto porque não devemos contar só com os alunos do secundário (claro que estes irão aumentar, dado o alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos). Mas, entre os 5 e os 19 anos, na sua globalidade, irá verificar-se uma diminuição. Transcrevo o parágrafo 8 da notícia que está no site do Público:
 "Relativamente ao número de alunos no sistema educativo entre os 5 e os 19 anos, o relatório estima que haja uma redução entre 2010 e 2015, uma tendência que o ministério afirma já ter apontado em relação aos últimos anos."

As razões para esta situação já as apontei num post anterior e são claras para aqueles que estão minimamente informados (baixa natalidade e aumento da emigração). Por outro lado, e tendo em conta que este Governo se decidiu pelo fim do programa "Novas Oportunidades" (isto, sim, poderá ser alvo de crítica ou elogio!), parece-me claro que também o número de alunos adultos irá diminuir. É que só em 2008/09 estavam inscritos mais de 130000 adultos nos programas de RCVV (reconhecimento de validade e certificação de competências), aquilo a que eu chamo de "pseudo-alunos". 
Finalmente, e correndo o risco de me virem chamar de defensor do Ministro, deixo outro excerto da notícia do Público para que, finalmente, os que ainda não perceberam fiquem a perceber a lógica da redução de 200000 alunos nos últimos três anos. É que há quem prefira a omissão à verdade e insista em dizer que essa diminuição não existiu... E esta foi, para além das medidas tomadas quanto à organização do novo ano lectivo, um dos factores que levou à menor contratação de professores este ano. Infelizmente...
Penso que este assunto fica definitivamente encerrado. Agora há que começar a preparar as aulas para o novo ano lectivo, pelo que o tempo livre para aqui vir será novamente reduzido. Um alívio para alguns...

2 comentários:

Júlio disse...

Acho muito bem que acabe de vez com este assunto. O homem é tão arrogante que só merece ser ignorado.

Gorgi disse...

Sempre desconfiei dos estudos da OCDE, sobretudo desde que começaram a dizer que ganhamos muito, mas não me admiro nada que no futuro tenhamos cada vez menos alunos. Mas as políticas dos nossos governos também têm contribuido para essa situação.