quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A propósito do encontro de bloggers nas Caldas da Rainha

Considero de louvar que alguns bloggers da nossa praça tenham tido a iniciativa de organizar um encontro aberto a professores e bloggers no próximo dia 6 de Outubro para debater (espero que haja mesmo debate!)  o tema "A Blogosfera e a Discussão das Políticas Educativas em Portugal".
Contudo, o facto deste encontro se realizar nas Caldas da Rainha inviabiliza que muitos bloggers de regiões mais distantes possam deslocar-se às Caldas, pelo que certamente que a maioria dos participantes serão da região de Lisboa. Bem sei que qualquer outra cidade escolhida para o encontro seria alvo de críticas e que é impossível agradar a todos. Contudo, poderia ter-se permitido que quem não fosse assumisse as suas posições e as facultasse (mesmo sem estar presente no encontro) para que os organizadores as colocassem em suporte digital nos seus blogues, a fim de suscitar o verdadeiro debate e permitir a troca de argumentos...
1. Nos dias de hoje, ver-me forçado a percorrer num dia quase 500 Kms e gastar cerca de 100 euros para me deslocar a um encontro de bloggers às Caldas da Rainha não me parece minimamente sensato;
2. Correr o risco de ouvir críticas baixas e impropérios como aquelas em que o Paulo Guinote é mestre (até porque é o que acontece na caixa de comentários do seu blogue!) quando não gosta de ouvir opiniões diferentes da sua também não faz o meu feitio. Aprecio a forma como o Ricardo, o Arlindo e o Prudêncio respeitam as opiniões diferentes e até respondem a alguns comentários (sempre de forma educada), mas o mesmo não poderei dizer do Paulo Guinote. Aliás, penso que este encontro pode ficar a ganhar em termos de unanimismos pela presença do Guinote, mas ficará, certamente, a perder pela falta de diversidade e de incapacidade para se respeitar as opiniões diferentes das dos organizadores. Aliás, os organizadores correm o risco de não verem presentes no encontro aqueles que têm uma visão das actuais políticas educativas muito diferente da assumida por estes quatro bloggers, o que inviabiliza a questão do confronto de pontos de vista diferentes. A única excepção poderá ser acerca da vinculação extraordinária de contratados, onde a troca de argumentos entre os docentes do quadro e os contratados será, logicamente, assumida. De resto, acredito que os unanimismos serão quase ponto de ordem, num género de manifesto anti-Crato...
Por isso, e com vista a não ignorar as boas intenções do encontro, irei tentar arranjar tempo para escrever uns posts sobre os temas a debater (A Vinculação Extraordinária de Contratados, O Modelo de Gestão Escolar, A Hiper-Burocracia, A Gestão de Expectativas na Classe Docente, Autonomia e Centralismo, Gestão do Currículo) e, assim, dar a conhecer perspectivas que, em parte, poderão ser algo diferentes das assumidas pelos organizadores deste encontro.
Votos de um bom debate (com civismo, respeito e seriedade), embora tenha receio que, dada a presença do Guinote e, tendo em conta as personalidades que se convidaram, se correrá o risco de se assistir mais a um género de encontro sindical do que a uma verdadeira troca de argumentos e pontos de vista diferentes.

PS - Não tem que ver directamente com o assunto atrás tratado, mas deixo aqui a notícia do Público de hoje (para memória futura) onde se diz que, segundo declarações de Casanova, a mobilidade especial não vai avançar para os professores do quadro. O que dirão alguns bloggers da praça sobre esta notícia?

9 comentários:

Anónimo disse...

Você não vai fazer lá falta nenhuma. Deixe-se ficar por casa e não chateie.

Anónimo disse...

Mas você queria lá ir dizer bem do Crato ou quê? É que este encontro não é o Prós & Contras da RTP1

João disse...

Estes comentários espelham a infantilização de quem está há muito habituado a conviver e a falar para crianças: "ou és meu amigo ou estás contra mim", esquecendo os tons de cinzento entre os dois extremos.
E se alguém tem uma opinião dissonante das palavras de ordem da multidão, a atitude é tapar os ouvidos e gritar "não quero ouvir!".
Coragem, Pedro.

João disse...

Quanto à mobilidade ser implementada este ano ou no próximo, apenas não entendo qual é o drama. Todos sabemos que:

há centenas de colegas nossos a pedir reforma antecipada com graves penalizações para o resto da sua vida de pensionista, porque estão esgotados;

muitos se queixam da indisciplina dos alunos e da falta de respeito dos pais;

outros estão saturados da desvalorização social, sistema de avaliação ou de terem que fazer muitos kms para trabalhar;

porque razão rejeitam a hipótese de mudar de vida, estando garantida a manutenção do salário actual?

Tal como antes da indicação para DACL foi perguntado se existiam voluntários antes da designação pelos directores, o mesmo irá certamente suceder para a mobilidade especial.
Assim pode sair quem passa os dias a queixar-se e ficar quem prefere ser professor/a.

Maria disse...

Você não tem é coragem para aparecer e depois desulpa-se com os gastos. Venha e apresente os seus argumentos. Vai ver quem concorda consigo.

Júlio disse...

Esse tipo de encontros são muito parecidos com as reuniões sindicais. Todos sabemos que quando se vai a uma reunião sindical e se apresenta uma perspectiva diferente da defendida pelos sindicatos, sobretudo da Fenprof, estes nunca admitem uma visão diferente da deles. Aliás, as votações são quase sempre de unanimidade.
Por isso, não tenha pena de não ir ao encontro, porque o que vai sair de lá não será muito diferente do que já dizem os sindicatos. A não ser que estes bloggers tenham ânsia de protagonismo, o que a ser verdade retiraria tempo de antena aos sindicatos. Aliás, em muitos fóruns da televisão e da rádio já é isso que acontece.

Gorgi disse...

Custa-me a acreditar que a mobilidade especifica não avance. Ou então arranjam outra forma de colocar os DACL a trabalhar a sério.
Quanto ao encontro das Caldas também penso que será do género de uma reunião sindical. Faz bem em não ir. Eu estou mais perto e também não vou aparecer.

Tiago Fiadeiro disse...

Estive a seguir com atenção a polémica e parece-me que esse encontro não suscita a
apresentação e o debate de ideias diferentes. As intenções podem ser as melhores mas a falta de diversidade é evidente. Seria bem melhor que a vossa classe tivesse uma Ordem Profissional que fosse além dos sindicatos e deste tipo de iniciativas isoladas.

Anónimo disse...

Simples e doce. Estou pensando em começar um blog ou cinco muito em breve, e eu definitivamente vou considerar este tema. Mantenha-os próximos!