quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Um post sobre o carácter (e a censura?) de Paulo Guinote

Este post vai ser curtinho, porque vou ter uma reunião de DT`s daqui pouco. Logo aprofundo um pouco mais.
Enfim, a história resume-se a poucas palavras. Depois da "ligeira polémica" (como lhe chamou Guinote) a propósito de um post por ele escrito e que eu resolvi contrariar (sobre a redução do número de alunos invocada por Crato), o Guinote pareceu ficar muito aborrecido com o facto dos meus pontos de vista (neste assunto do número de alunos) não serem iguais aos dele. Daí a chamar-me nomes feios (qual miúdo do ensino básico!) foi um instante.

"O Guinote esqueceu-se ou não quis referir este dado do Público:
"Relativamente ao número de alunos no sistema educativo entre os 5 e os 19 anos, o relatório estima que haja uma redução entre 2010 e 2015, uma tendência que o ministério afirma já ter apontado em relação aos últimos anos".
http://www.publico.pt/Educação/dados-da-ocde-serao-tidos-em-conta-na-definicao-da-politica-educativa-diz-ministerio_1562625".

Ora, o comentário não ficou visível e depois de tentar mais vezes é que me dei conta que o Guinote me censurou. A partir daqui, cada um que retire as suas conclusões. As minhas são muito claras. Eu até apreciava a forma de estar do Guinote (antes desta sua atitude de género ditatorial), até já tinha escrito isso aqui no meu blogue e elogiava as aparições do Guinote no "Opinião Pública" da SIC, nos jornais e noutros meios de comunicação social.
Agora está visto que o Guinote sofre de um grave problema: a incapacidade para aceitar opiniões diferentes da sua. E quando recorre à censura está tudo dito sobre o seu carácter. Só aceita aqueles que pensem como ele. Aliás, não é por acaso que aqueles que tentaram debater com ele diferentes pontos de vista dizem todos o mesmo: Guinote não respeita as opiniões diferentes. É apologista do pensamento único. Isso tem um nome: arrogância. Ainda por cima serve-se da censura. Imagine-se: um professor com estes tiques...
Curioso: não será por acaso que o blogue dele tem o nome que tem. Está visto que o homem só olha para o seu umbigo. Confronto de ideias diferentes não é mesmo com ele...
Vou à reunião.

Adenda:
Só agora, quase à uma hora da manhã, posso actualizar o post (uma reunião de DT´s de manhã, duas de EE`s à tarde e a feira de São Mateus à noite).
Pois bem, depois da reunião de DT`s recebi um mail do Paulo Guinote em resposta a um mail que lhe tinha enviado a insurgir-me contra a facto de não me ter dado autorização para continuar a deixar comentários no seu blogue. Explicou-me que o Wordpress colocou o meu comentário em regime de "pendente de aprovação" e que, portanto, não poderia estar visível. Estranho, no mínimo...
Depois do que escreveu sobre mim não posso deixar de colocar dúvidas a esta explicação do Guinote. Enfim, agora parece que já posso voltar a deixar comentários no seu blogue. Mas, será interessante colocar aqui um excerto das palavras que o Guinote deixou no meu mail para vermos o carácter da dita pessoa. Passo a transcrever:
"Agradeço ainda que se dirija a mim com um mínimo de civilidade porque, e agora terá de ler o que vou escrever e assumo, estou farto de doutorzinhos de aviário na órbita deste Governo, gente sem currículo, sem conhecimentos e apenas com a função de amesquinhar quem até tem trabalho de investigação premiado, publicações há mais de 20 anos e, embora a antiguidade e o passado não sejam um posto, nenhum receio de debater e se confrontar com os melhores e não apenas com quem manipula os dados." Para quem exige civilidade é, no mínimo, desconcertante e pouco ético que utilize os impropérios proferidos relativamente aos que não comungam sempre da sua opinião e ousam retorquir...
Eu não vou em amuos e lá continuarei a ir ao blogue do Guinote para dar a minha opinião acerca do que por lá se escrever, umas vezes a elogiar, outras a criticar...

10 comentários:

Luísa disse...

Pedro não me admiro nada que ele te tenha feito isso. Aquele tom coloquial dele sempre me fez impressão.

Júlio disse...

Mas você dá-se ao trabalho de tentar debater com esse umbiguista de meia tigela? Olhe, eu desiste de comentar no sítio dele. Ele só gosta de quem o elogia e de quem lhe lambe as botas.

Anónimo disse...

Por mim não devias gastar nem mais um segundo da tua vida com este tipo. Já me disseram que lá na escola dele o detestam e que tem a mania de que sabe tudo. Este é como o Santana Castilho que passa a vida a dizer mal do Crato com dor de cotovelo pelo Passos Coelho não o ter convidado para Ministro da Educação. Este deve-se andar a fazer ao PS à espera de um qualquer lugarzinho para mais tarde ser chamado à 5 de Outubro quando os socialistas forem outra vez para o Governo.
Também deve ter problemas de inferioridade porque é raro (é o único que conheço) ver um tipo com doutoramento a dar aulas a miúdos do 2º ciclo. Se calhar queria que o convidassem para dar aulas numa qualquer faculdade, mas nem sequer isso conseguiu. Aconselho-te a não voltares ao blogue dele e a nem continuares a colocar aqui vídeos quando o homnem vai à sic. É que o homem é mesmo malcriado. Li o que escreveu sobre ti e é preciso ser muito azeiteiro para escrever tanto calão junto.
Um abraço

Um colega teu lá da escola (nem imaginas quem)

Anónimo disse...

Tanto laranjal por aqui que até enjoa

Agnelo Figueiredo disse...

Então?
Ainda acha que ele faz um bom trabalho?

Aquilo é um mar de egocentrismo do Prof. Doutor Mestre Dr. Guinote.

Anónimo disse...

E o que pensam sobre a publicação de e-mails privados? Atenção, não estou a defender ninguém: estou a falar de uma coisa concreta. A partir do momento que transcreveu frases do e-mail trocado, não consegui ler mais nada. A seriedade continua a ser, para mim, de extrema importância.

Maria Gomes

Pedro disse...

Maria,
quando falamos de ataques pessoais (não referentes e uma terceira pessoa) e da utilização de uma linguagem brejeira, insultuosa e de baixo nível, a publicação daquilo que é tido como "mail pessoal" (qualificativo duvidoso para o conteúdo em causa!) é, na minha opinião, perfeitamente compreensível para que se fiquem a conhecer melhor as pessoas, tal e qual como elas são.
Até porque, volto a dizer-lhe, não publiquei nada que colocasse em questão outras pessoas que não apenas o Guinote e eu próprio.
Qualquer pessoa formada em Direito explicar-lhe-á melhor este caso...
De facto, não estamos a falar da publicação de algo sobre uma terceira pessoa. Certamente que se alguém conhecido da Maria lhe mandar um mail a dizer isto e aquilo da Maria, você poderá publicar o conteúdo para que se possa defender. É a minha opinião, mas você lá terá a sua. Como sempre, respeito opiniões diferentes...
Continuo a pensar que fiz bem em publicar parte do conteúdo que o Guinote me enviou para ficarmos a conhecer melhor a pessoa em questão. Até pode falar bem nas televisões e escrever bem nos jornais, mas o episódio ocorrido entre nós prova que o Guinote não aceita opiniões diferentes da sua e, imagine-se, resvala para o insulto e o ataque pessoal. Com a atitude que teve o Guinote perdeu a razão toda que, na opinião dele (não na minha), até poderia ter...
Penso que fui esclarecedor!

Gorgi disse...

Já vi várias vezes a prestação do Guinote na Sic e fiquei sempre na dúvida sobre o seu caráter. Fala bem mas quando o contrariavam ia sempre aos arames. Faz-me lembrar o Louçã. Para ele tudo o que vem do PSD é lixo. Com gente dessa não vale a pena discutir. Desiste

Paulo G. disse...

O que está escrito na primeira parte do post é uma completa mentira e revela uma completa ausência de conhecimentos sobre o funcionamento das plataformas de blogues ou então - o que acho mais credível - uma injúria voluntária do Pedro.

O resto, o resto... são tretas e anónimos sem coragem de se assumir.

Irritar o lambe-botismo sempre foi um divertimento meu.

Paulo G. disse...

Ia-me esquecendo.
A publicação do email não me incomoda nada, embora eu não tenha publicado os elogios maravilhosos que me fez, antes de eu ter descoberto que truncava dados e manipulava as séries temporais.

O que escrevi, mantenho. No meu blogue foi-me acusar de eu não ser, certamente, professor do Secundário (deve ser para si um grande prazer,. claro)... o que revela a sua estirpe preconceituosa.

Com doutoramento a dar aulas ao 2º ciclo e com orgulho e recusando o que faria o êxtase de alguns.

Só que os princípios não de trocam por 30 moedas...

:-)