sexta-feira, 5 de julho de 2013

O relatório da OCDE sobre Educação. As horas lectivas...

A crise política em que Portugal se encontra mergulhado tem sido o principal tema de conversa e de discussão no nosso país e a blogosfera não tem fugido à regra. Sobre este tema suscitado pela traição de Portas, não só a Passos Coelho, mas sobretudo ao país, já escrevi no meu outro blogue (aqui), pelo que neste blogue foi retomar ao tema do relatório da OCDE "Education at a Glance" de 2013.
Depois de já ter dado a minha opinião sobre a injustiça de termos no nosso país a maior discrepância salarial docente dos países da OCDE, analiso agora a questão das horas lectivas que, durante um ano, e segundo os dados da OCDE, os professores de cada país dedicam aos seus alunos. Convém desde já referir que neste parâmetro não são contabilizadas as horas dos apoios ou tutorias, mas apenas o tempo dedicado ao ensino de uma determinada disciplina de acordo com o estipulado no currículo escolar.





Pois bem, analisando o gráfico que aqui trago e que surge na página 394 do dito relatório, fica-se com a ideia de que entre 2005 e 2011 se assistiu, em Portugal, a um enorme reforço da carga lectiva dos professores, tendo-se passado das 564 horas anuais em 2005 para as 774 horas por ano em 2011, um acréscimo de mais de 200 horas anuais (ver página 402 do relatório). 
À primeira vez que olhei para estes dados fiquei logo com muitas dúvidas sobre a veracidade dos mesmos e resolvi fazer algumas contas. 
Como sabemos, cada hora lectiva corresponde, na realidade, a 45 minutos de aula e não a 60 minutos, resultando daqui o seguinte: 774 tempos lectivos a multiplicar por 45 minutos dá um total de 34830 minutos anuais, que divididos por 176 dias de aulas correspondem a um total de 580 horas, valor muito semelhante ao do ano 2005.
Fica pois a dúvida: terão os dados de 2011 sido considerados em tempos lectivos e os do ano 2005 em horas lectivas para que a diferença entre estes dois anos tivesse sido tão significativa? É que entre 2005 e 2011, o ECD não alterou as 22 horas de componente lectiva e não encontro outra explicação para tamanha diferença...
Claro que quem não está por dentro do assunto, ao ler o gráfico fica com a ideia de que o tempo dedicado pelos professores às suas turmas se alterou de forma muito significativa entre 2005 e 2011, o que não é verdade, pelo menos para os que, como eu, têm 22 horas de componente lectiva... É verdade que houve alterações ao nível da forma como a componente não lectiva passou a ser considerada, assim como ao nível das reduções com base nos anos de serviço (herança de MLR), mas o tempo que cada professor passa efectivamente a leccionar às suas turmas não sofreu alterações profundas que justifiquem que se fique com a ideia de que em 2005 os professores dedicavam pouco tempo a ensinar (564 horas por ano) e que em 2011 passaram a dedicar muito mais tempo a ensinar (774 horas por ano). Como se tivéssemos passado do 8 para o 80!!!
O que resulta daqui é muito simples: quando se analisa um mesmo indicador (neste caso, o tempo passado a ensinar na sala de aula) para anos e países diferentes, seria bom que a forma de analisar esse indicador não sofresse discrepâncias. É que se analisamos o tempo lectivo, das duas uma: ou se analisam efectivamente as horas (com 60 minutos cada) ou os tempos (com 45 minutos cada). Confundir, como parece sobressair destes dados da OCDE, é que não...
Que fique bem claro que com este artigo não pretendo passar a ideia de que os professores portugueses passam pouco tempo a ensinar. Bem pelo contrário! Até passam mais tempo do que a média dos países da OCDE, isto se todos os países considerarem a hora lectiva como tendo 45 minutos de aula. O que pretendo é alertar para a importância de se uniformizarem critérios quando se comparam indicadores entre países diferentes e para anos diversos... E parece-me que, em 2005 e 2011, o critério utilizado pela OCDE para Portugal não foi o mesmo!

4 comentários:

Anónimo disse...

Olha os gregos em último lugar! Nem 500 horas de aulas davam por ano.
Por isso é que eles foram à falência.

Ana disse...

O que é que interessa saber quantas horas de aulas um professor dá por ano?

Anónimo disse...

No caso do 1º ciclo 25h +2h

Pedro disse...

Relembro o último anónimo que os dados da OCDE se referem ao ano 2011. E, já agora, é bom que se saiba que no 1º ciclo, os intervalos de 30 minutos diários estão incluídos nas 25 horas lectivas, situação que não deveria ocorrer, dado que é tempo não lectivo...