terça-feira, 26 de setembro de 2006

A blogosfera nas aulas de Geografia

O aparecimento da blogosfera há uns anos atrás revelou-se como um importante instrumento de cada um, sem estar dependente das vontades das editoras ou jornais, poder manifestar a sua opinião sobre os assuntos mais diversos. A minha adesão a esta nova forma de comunicação ocorreu há pouco mais de um ano, com a criação do INTIMISTA. No início, a nova experiência quase que se transformou num vício, com a rotina de escrever dois a três artigos por dia, para além da leitura de muitos outros blogues "amigos", mas rapidamente entrei numa onda de escrita mais moderada...
Há um ano atrás resolvi criar o blogue NA SALA DE AULA dedicado exclusivamente aos assuntos da educação: matérias sobre a vida de professor, comentários às novidades provenientes do Ministério da Educação, relatos de aulas, entre outros temas, são dados aqui a conhecer, na procura do debate livre e sério de ideias.
No início deste ano lectivo confrontei a minha turma do 11º E com a possibilidade de se criar um blogue da aula de Geografia, onde todas as semanas um grupo de dois alunos deveria suscitar um assunto da actualidade para debater com os seus demais colegas. Aliás, esta estratégia de debater temas diversos já no ano anterior (no então 1oºG) foi posta em prática, mas apenas circunscrita à sala de aula. A reacção dos alunos foi bastante positiva, pelo que no blogue NA AULA DE GEOGRAFIA passarão a constar artigos escritos e comentados pelos alunos e todos aqueles que queiram aderir. Espero que com bons resultados...
Penso que é com este tipo de estratégias activas que poderemos tornar as aulas de Geografia e de outras disciplinas mais interessantes para alunos e professores. Convido todos a darem lá uma espreitadela...

9 comentários:

Anónimo disse...

Como sempre o Miguel tem ideias
fantásticas!
Pelo que leio de si, com toda a
certeza que deve ser um óptimo
professor.
Continue assim que os seus alunos
agradecem.
Tudo de bom para si.

IC disse...

Concordo totalmente que este é um bom exemplo de estratégias que podem tornar as aulas mais interessantes para os alunos ao mesmo tempo que os estimulam a pensarem e confrontarem ideias sobre temas da actualidade.

Anónimo disse...

Parabéns ao autor, pela qualidade Pedagógica deste seu Blog !

Como Pai e Encarregado de Educação, sinto-me feliz por ver que felizmente para o Sistema Educativo são mais os Professores competentes, do que aqueles que por falta de competência, culpam a Ministra pelas suas insuficiências.

A Professorinha disse...

Que excelente ideia. Gostaria de a aplicar na minha aula de Formação Cívica. Podia ser que assim eles se aplicassem a sério em alguma coisa.

IsaMar disse...

Bem..Miguel adorei a ideia...execelente ideia.
É uma excelente iedia de cativar e motivar os alunos à geografia. Mostrarão maior interesse, estudo e dedicação. Daí até poderá nascer outros blogs e talvez outras ideias.
Criar um blog é uma forma de comunicar, de expressar-se e daí terem maior capacidade de raciocinio, compreensão, ou seja maior maturidade. Iram desenvolver muitas aptidões escondidas.
Parabéns Miguel pela tua iniciativa, que uma vez mais foi apreciativa.

Fica bem

henrique santos disse...

Miguel
parabéns pela ideia e pelo bom trabalho.

AnaCristina disse...

Também os meus meninos de 9º ano entraram na onda... Ainda estamos na fase do nome e dos temas.
Bom trabalho

Miguel Pinto disse...

Bom trabalho... e força com esta iniciativa!

Anónimo disse...

Parabéns pela iniciativa. Meu nome é Alexandre Ferreira e posto esta mensagem do Brasil, estou cursando a graduação de Geografia e estou no meu último período. Como você acho que as ferramentas tecnológicas devem ser usadas por todos os profissionais da educação de uma maneira criativa e contextualizada.