sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Sobre a Educação Sexual só tenho a dizer que estes deputados pouco percebem de Educação!!!

Os deputados do PS, apesar de alguns deles serem professores (embora não dêem aulas há muito tempo) julgam-se muito conhecedores da realidade escolar, dos currúculos disciplinares e dos conteúdos programáticos destas, pelo que se decidiram agora por "impingir" às escolas a obrigatoriedade de serem estabelecidas doze horas anuais de carga horária mínima em todas as escolas e em todos os graus de ensino para serem dados conteúdos sobre Educação Sexual.
Não acredito que haja alguma escola que ignore nos seus projectos educativos a componente da Educação para a Sexualidade, inserida na área curricular não disciplinar de Formação Cívica. Por outro lado, nas disciplinas de Ciências Naturais e Geografia, os respectivos programas já contemplam conteúdos sobre o aparelho reprodutivo, o planeamento familiar e os métodos contraceptivos. Há ainda muitos projectos que as escolas desenvolvem sobre esta temática.
Os senhores deputados pensam agora que descobriram a forma de evitar as gravidezes precoces? Pensam agora que será com estas doze horas anuais que os jovens irão ter cuidados ao nível da sua vida sexual? Que grande ingenuidade!!!
As escolas têm já mecanismos ao seu dispôr que lhes permitem desenvolver nos alunos as competências ligadas à formação cívica e à cidadania. Em todas as minhas turmas do 8º ano, o programa de Geografia (definido pelo ME) obriga-me a dar conteúdos relacionados com o planeamento familiar, métodos de contracepção, aborto, gravidez precoce e muitas outras questões que visam desenvolver competências de educação para a sexualidade.

3 comentários:

IC disse...

Temos os deputados que temos, temos o governo que temos... com eles o país não vai longe, não!

Professorinha disse...

Sabes que te digo? É mais uma medida para dizer que eles fizeram alguma coisa! Às vezes penso onde é que iremos parar com tanto show off e tão pouco conteúdo...

prof tuga disse...

A maioria das escolas tem o coordenador da educação para a saúde, o gabinete de atendimento ao aluno, os alunos abordam as tematicas relacionadas com a sexualidade nas areas curriculares nao disciplinares, em varias disciplinas,... Realmente até parece k descobriram a polvora!!!!
Se se empenhassem assim para eles terem educação...