sábado, 2 de março de 2013

Relatório do GAVE sobre os resultados nos testes intermédios

No dia em muitos milhares de portugueses preferem ir para a rua fazer barulho e exigir a demissão do Governo e a retirada da troika do país, ignorando as verdadeiras razões que levaram à situação de pré-bancarrota de Portugal, prefiro escrever sobre a disciplina que lecciono. Sobre a manifestação já escrevi aqui.
O relatório que o GAVE publicou sobre os resultados alcançados pelos alunos do 9º ano nos testes intermédios mostra, uma vez mais, que das sete disciplinas do final do 3º ciclo sujeitas a este tipo de avaliação, a Geografia foi a que melhores resultados apresentou no ano lectivo 2011/12.
O jornal Público deu conta, numa das últimas edições, dos maus resultados alcançados pelos alunos do 9º ano a todas as outras seis disciplinas (Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, História, Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas), tendo a de Geografia sido a única que, a nível nacional, obteve resultados satsifatórios, apesar da, como refere o GAVE, rigidez patente nos critérios de avaliação.
É com satisfação que dou conta destes resultados, como prova do bom trabalho que a generalidade dos professores de Geografia realizam nas suas aulas, assim como do empenho e gosto que muitos dos alunos que chegam ao fim do 3º ciclo do ensino básico revelam pela disciplina de Geografia, dado que, em termos gerais, os alunos apreciam os temas que se leccionam nas aulas de Geografia. Estes resultados constituem mais uma prova de que a Geografia aborda assuntos da actualidade, que todos os dias nos chegam a casa pelos vários meios de comunicação social, e que implicam a tomada de decisões vitais para o desenvolvimento da sociedade onde nos inserimos: a demografia, as migrações, os transportes, as actividades económicas, o clima, as catástrofes naturais, o ambiente, entre muitos outros assuntos abordados nas aulas de Geografia.
É que, como costuma dizer um aluno meu, a Geografia obriga a que se pondere, se reflicta e se tomem decisões, enquanto que com a maioria das outras disciplinas a atitude que se toma é mais passiva. Bem sei que este ponto de vista é demasiado radical, mas parece-me evidente que se os nossos governantes soubessem mais de Geografia, talvez Portugal não tivesse chegado à situação a que chegou. Pelo menos convinha saber um pouco mais de demografia e de desenvolvimento sustentável (temas da Geografia) para não cometer os erros que se cometeram nos últimos 20 anos de governação (sobretudo nos períodos guterrista e socrático) em Portugal... 

9 comentários:

Alexandre disse...

Caro Pedro,

Bom bom era se não houvessem disciplinas porque o conhecimento não deve ser desfragmentado. Assim cada um "defenderá sempre a sua dama" e todos com razão.

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ramos

Anónimo disse...

Parabéns aos professores de Geografia, sempre achei que não há como eles nas escolas portuguesas. As outras disciplinas, como me confessam repetidamente os alunos, despertam de facto uma atitude mais passiva, embora nunca tenha percebido muito bem o que queriam dizer com isto. Seja como for, a Geografia aborda temas da atualidade, as outras disciplinas não, ou nem tanto (para suavizar a coisa e não parecer radical). Um colega meu andou o ano inteiro com a história do "mapeamento de África no século XIX" (sic), vira o disco e toca o mesmo, o que "atesta que de facto assim é" (sic). Na demografia e no desenvolvimento sustentável é que está o segredo e o ganho, ou, concluindo, assim como quem não quer a coisa, Guterres e Sócrates, rua!

Ana disse...

Os nossos governantes não sabem de Geografia, tal como não sabem de História, Português ou Matemática.
A maioria deles não passam de uns incultos que apenas se safaram na vida por terem cartão de militante partidário.

Anónimo disse...

A geografia é daquelas disciplinas que não servem para nada a não ser encher chouriços.
Quem quiser saber onde ficam paises e capitais que consulte a net.

Anónimo disse...

Eu também defendo a extinção desta disciplina.

Pedro disse...

Caro Alexandre, concordo consigo. A sabedoria não deveria estar tão compartimentada, mas há umas disciplinas mais globalizantes do que outras.
Quanto aos restantes comentários direi o seguinte: porque será que quando vou comentar ao blogue mais umbiguista da nossa praça só me aparece disto?

Gorgi disse...

Eu sempre defendi a velha máxima: os cães ladram e a caravana passa.

Ricardo Freitas disse...

Portanto, o imbecil afirma que a generalidade dos profes de geografia é boa e que é a isso que se devem os resultados à disciplina.

Note-se o rigor da generalização: dentre «n» disciplinas, há uma casta concentrada na geografia que prima pela excelência.

Para além disso, eu digo que pode haver outra razão: a geografia é uma valente merda enquanto disciplina.

Eu, que sou de inglês, já leccionei diversas áreas ligadas à geografia e concluí: (1) que panhonice, (2) qualquer simplório lecciona aquilo.

Anónimo disse...

Comparar Matemática a Geografia...