terça-feira, 7 de novembro de 2006

Com exemplos destes...

Hoje, ao chegar a casa, fui descansar um pouco para o sofá da sala e sintonizei a televisão na SIC-Notícias (um dos melhores canais da televisão portuguesa). Assisti, então, ao debate na Assembleia da República sobre a apresentação do Orçamento de Estado para 2007. Ora, mais uma vez, a discussão parlamentar foi dominada pela galhofa, maldizer, desconversa, ruído, enfim, por uma constante falta de civismo por parte dos políticos que nos representam e se servem do Parlamento para mandarem "bocas" e "indirectas" uns aos outros, fazendo pouco do cargo de imensa responsabilidade que detêm. O que mais me choca é o facto destes parlamentares saberem que são vistos e ouvidos pela opinião pública e comportarem-se da forma como o fazem.
Hoje, pela primeira vez, vi-me obrigado a expulsar um aluno da minha sala de aula e a "enviá-lo" para o GOA (Gabinete de Ocupação de Alunos) da escola. Como diria um amigo meu: "são os sinais deste tempo dominado pelo regabofe". Resta-me dizer que a mãe do aluno disse à Directora de Turma que não sabe como "segurar" o filho!!!

6 comentários:

Miguel Pinto disse...

Se me atravesse a avaliar a qualidade dos parlamentares pelo [mau] ambiente em que se produzem os debates não me restava alternativa: exigiria quotas de acesso à nobre categoria ;). Um sistema de quotas e uma avaliação com recurso a câmaras de vigilância com microfones escondidos. Quanto aos exemplos, não creio que este tipo de diversão seja apreciado pelos nossos jovens: O risco de contaminação do espírito de civilidade da nossa juventude é quase nulo. Estou muito mais preocupado com os exemplos parentais… e claro [para que não se pense que há aqui qualquer facciosismo] com os exemplos dos professores e outros “educadores”.

(Pa)Ciência disse...

Se o tempo que perdem a mandar "bocas" uns aos outros o utilizassem para discutir assuntos realmente importantes (que até é a função deles) estariamos bem melhor... mas é o pobre país que temos. Quanto ao aluno "expulso": parece que é um sinal dos tempos sim. Mas a existência do tal GOA parece-me interessante! Nunca tinha ouvido falar...

Anónimo disse...

Também eu fiquei um pouco triste com o debate da Assembleia da Republica (não que me espantasse, pois infelismente já nos habituaram a tal)mas porque se discutiu muita coisa mas sinceramente muito pouco que se aproveitasse e que esclarecesse os cidadãos. Os gritos e birras de meninos mimados são cada vez mais frequentes. Porque não um sistema de quotas para estes senhores e senhoras que (dizem eles) nos respresentam? Até seria engraçado...o pior é que todos chegariam ao topo!

Anónimo disse...

Também vi uma parte desse programa
e lamento como "esses senhores" se
comportam duma maneira "selvagem".
Desculpem o termo, mas não encontro
outra palavra.
Acredito que muitos pais enfrentem graves problemas com os filhos e por vezes os professores têm que ter "mão pesada"...
Felizmente que ainda há jovens de se lhe tirar o chapéu.
Imagino que não deve ter sido fácil tomar essa atitude, mas o respeito e educação deve estar sempre presente.

IsaMar disse...

Olá...
Bem...eu tenho visto na televisão os desabafos e a má educação no parlamento...
Dizes e é verdade...grande falta de civismo por parte dos politicos...Não são grande exemplo nos tempos que correm...em nada!
A televisão tem uma enorme influencia nos nossos jovens...muito negativa, um exemplo disso não são as novelas...e os politicos, mas também os programas de show off dizendo-se dferentes "Gato Fedorento"...
Com tantos maus exemplos destes..não me admira nada a nossa sociedade tão rasca e pobre...e nós Docentes é que observamos bem o desnivel dos nossos jovens e familias...Não estou nada admirada da tua acção...fizeste muito bem.
As Familias já nem sabem o que fazer com as suas crianças..pois a maior parte do tempo não estão com eles e nem estão muito interessados, "não sei segurar o meu filho" . Porque nunca se esforçou em estar com ele e preocupar-se em dar -lhe uma educação. O que nós ensinamos em casa, é aquilo que se faz...exterioriza-se...
Mas voltando ao debate do orçamento para 2007 é uma Vergonha!

fica bm

Anónimo disse...

Espero que não seja a mãe desse aluno que depois te vai avaliar.
Estes e outros desabafos no meu novo e modesto blog: http://escolaescola.blogspot.com/