segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Dados da OCDE sobre os salários dos professores

O mais recente relatório da OCDE sobre o estado da Educação nos países da OCDE "Education at a Glance" apresenta dados bastante interessantes sobre os salários dos professores. Deixo aqui um quadro que deveria merecer a atenção dos que concordam com o actual regime de remunerações dos professores e do qual discordo profundamente.
O quadro anterior apresenta o salário anual dos professores de alguns dos países europeus em cada um dos principais ciclos de ensino. Os dados são de 2009, pelo que não estão completamente actualizados, nomeadamente para Portugal onde vigora o congelamento salarial e os cortes dos dois subsídios. Contudo, os dados são pertinentes para o tema aqui suscitado. Digo isto porque, dos doze países constantes no quadro apenas quatro (a Grécia, a Irlanda, Portugal e o Reino Unido) não diferenciam os vencimentos. Em todos os outros, valoriza-se mais (do ponto de vista salarial) os professores do 3º ciclo e do ensino secundário.
Por outro lado, em alguns países, os docentes do secundário auferem mais de 20% acima dos do 1º ciclo (a Alemanha, a Bélgica e a Holanda), o que vai de encontro às ideias que há muito defendo: o trabalho que um docente do 3º ciclo e secundário tem é muito diferente do do professor do 1º ciclo, pelo que merece ser "sobrevalorizado" em termos de vencimento.
A existência, em Portugal, de um sistema remuneratório igual para educadores, professores primários e professores dos 2º e 3º ciclo e do ensino secundário é algo de profundamente injusto, seguido por uma minoria de países da OCDE. Veja-se o quadro que se segue.
De um total de 33 países da OCDE, a grande maioria (23 países!) detém um regime de vencimentos diferenciado em favor dos professores do secundário. Apenas oito países não registam diferenças salariais (Portugal e mais sete). Será que os outros 23 países é que estão errados? Penso que não! É de uma total injustiça colocar no mesmo "saco salarial" professores que têm uma complexidade de tarefas totalmente diferentes. É que volto à carga e não me canso de o afirmar: os docentes dos 2º e 3ºciclo e do secundário têm muito mais trabalho do que os docentes do 1º ciclo e pré-escolar, pelo que os regimes salariais deveriam ser totalmente diferentes. 

10 comentários:

Alexandre disse...

Bom dia Pedro,

A remuneração não deve variar conforme o ciclo mas sim conforme o desempenho de cada professor.
Nem sou docente de 1ºciclo, no entanto, não me parece que ninguém construa uma casa começando pelo telhado, e neste caso, até considero o trabalho dos colegas de 1ºciclo, o mais importante e determinante no sucesso futuro dos nossos alunos.
E como estamos em Portugal, depois de abrir um precedente destes, a seguir seria, o professor de Matemática/Português deve ganhar mais que um de Educação Musical, abrindo outro precedente gravíssimo, valorizar ainda mais umas áreas de conhecimento em relação a outras, ou seja, continuar com um ensino que beneficia sempre um conjunto de alunos em relação a outros.


Os melhores cumprimentos,

Alexandre (outro) disse...

Curioso que o país com melhores resultados no PISA (Coreia do Sul) até paga melhor aos do 1.º ciclo.

Como é óbvio discordo da diferenciação salarial consoante o nível de ensino.

Pedro disse...

Caro Alexandre (o primeiro), concordo que o ideal seria pagar consoante o desempenho profissional de cada um. Mas, isso não passa de mera ilusão e se é justo na teoria, na realidade torna-se impraticável.
Já dividir o regime salarial em dois sistemas (um para os educadores e professores do 1º ciclo e outro para os do 2º e 3º ciclos e secundário) parece-me plausível e justo. Mas, é apenas a minha opinião.
Não percebo que um professor do 1º ciclo ganhe o mesmo que um professor do 12º ano e este ganhe menos do que aquele que ensina ao 1º ano da faculdade!

Caro Alexandre (o segundo), curiosamente o outro país que paga mais aos professores do 1ºciclo, Israel, aparece quase no fim da lista do PISA relativo sos 33 países da OCDE.
Contudo, convém ver as diferenças dos salários entre a Coreia do Sul e Israel:
- Coreia do Sul - 1º ciclo 46338 dólares; secundário 46232 dólares (uma diferença mínima)
- Israel - 1º ciclo 25181 dólares; secundário 21009 dólares (uma diferença de mais de 10%)
Prefiro dar o exemplo da Finlândia (com excelentes resultados no PISA desde há muitos anos):
1º ciclo - 37455 dólares
secundário - 42809 dálores
Um diferença salarial superior a 10%...
A verdade é que dos 33 países da OCDE, 23 deles têm sistemas salariais progressivos de acordo com o nível de ensino, com os professores do 3ºciclo e secundário a terem salários mais elevados que os seus colegas do 1º ciclo. É um facto e eu concordo com isso...
Mas, cada um tem a sua opinião.
Voltem sempre

Agnelo Figueiredo disse...

Ao nível da resonsabilidade, conviria distinguir os professores de disciplinas com exames nacionais. Aí, sim, vejo diferenças.
Quanto ao nível lecionado, não me parece relevante.

Agnelo Figueiredo disse...

"responsabilidade"

Tiago Fiadeiro disse...

Tem a sua lógica! Por acaso não sabia que a diferenciação salarial era assim tão comum a tantos países europeus.

Lurdes disse...

Cá está você outra vez a meter-se com os professores do 1º ciclo.
É pena que não perceba que os professores do 1º ciclo são tão importantes ou até mais importantes que os colegas dos outros ciclos de ensino. E digo o mesmo em relação aos educadores, fundamentais na formação das nossas crianças.

Patrícia disse...

Que é muito importante o 1º ciclo lá isso é, pois é quando um aluno inicia o seu longo percurso de aprendizagem e as competências básicas devem estar bem consolidadas para assim conseguir ultrapassar as suas dificuldades, uma vez que os conteúdos cada ano se tornam mais difíceis.
Logo exige um maior trabalho por parte dos professores do 1º ciclo, mas não é o que se vê em muitos casos... Mesmo assim o trabalho que se tem não se compara com os do secundário... Por isso, concordo com a diferenciação salarial.

Anónimo disse...

Cara Patrícia (pedrocas escamoteado)

Você é fantástica e tão compreensiva com oss seus colegas do ensino secundário!

Anónimo disse...

Patrícia

és linda!

deixa-me fazer-te um filho!!!!!!