sexta-feira, 3 de março de 2006

Um caso para reflectir...

Há uns anos atrás Jorge Sampaio, enquanto Presidente da República, deslocou-se a uma aldeia isolada do Norte de Portugal, de seu nome Mafómedes, inserida numa visita aberta sobre a educação, e protagonizou um episódio que ainda hoje é recordado como sintomático da forma como o abandono escolar pode ser evitado...
Este caso é vulgarmente recordado de forma muito positiva, servindo para elogiar a acção de Sampaio. No entanto, a reflexão não se deve ficar por aqui, visto que o mesmo não deixa de ser sintomático da incapacidade que as autoridades verdadeiramente competentes na matéria demonstram ter na hora de referenciar alunos com abandono escolar.
Que país é este que, tendo ainda a escolaridade obrigatória cifrada no 9º ano (e há quem queira alargá-la ao 12º ano) deixa que centenas de alunos, todos os anos, deixem a escola sem qualificações mínimas e, muitas vezes, antes da idade legal permitida para trabalhar???
Passados quase dez anos, tudo continua na mesma. Centenas de jovens deixam precocemente, anualmente, a escola e com a reforma da rede escolar as expectativas, se nada for feito a este nível, não irá melhorar...

2 comentários:

Quico disse...

Há uma década, um administrador dos CTT entrou numa estação de correios e verificou que não existia por aquelas bandas uma máquina de calcular: Estava uma funcionária a calcular à mão os juros dos certificados de aforro!
Nessa altura, num impulso de D. Quixote, saiu da estação e entrou na papelaria em frente. Comprou, com o cartão de crédito dos CTT uma máquina calculadora e entregou-a na estação.
Contou entusiasmado durante alguns anos este feito, até ter encontrado pela frente um efant terrible que lhe perguntou: E quantas mais os CTT compraram com a Circular que o Sr. Administrador colocou em todas as estações?!

E este é o problema: O caso das gémeas não chega. É preciso diagnosticar o todo e intervir em cada caso.

Anónimo disse...

Não tem qualquer relação com o post, mas terá interesse em divulgar o Projecto Esperança, que pode visitar em: http://www.portoxxi.com/desaparecidos/
Obrigado