Há uns anos atrás Jorge Sampaio, enquanto Presidente da República, deslocou-se a uma aldeia isolada do Norte de Portugal, de seu nome Mafómedes, inserida numa visita aberta sobre a educação, e protagonizou um episódio que ainda hoje é recordado como sintomático da forma como o abandono escolar pode ser evitado...
Este caso é vulgarmente recordado de forma muito positiva, servindo para elogiar a acção de Sampaio. No entanto, a reflexão não se deve ficar por aqui, visto que o mesmo não deixa de ser sintomático da incapacidade que as autoridades verdadeiramente competentes na matéria demonstram ter na hora de referenciar alunos com abandono escolar.
Que país é este que, tendo ainda a escolaridade obrigatória cifrada no 9º ano (e há quem queira alargá-la ao 12º ano) deixa que centenas de alunos, todos os anos, deixem a escola sem qualificações mínimas e, muitas vezes, antes da idade legal permitida para trabalhar???
Escolas, encarregados de educação, juntas de freguesia, autarquias locais, associações de protecção de menores, entre outros intervenientes, não têm a capacidade (ou será influência?) para fazer o que alguém vindo de Lisboa consegue fazer só porque é Presidente da República??? Não há responsabilidades a retirar desta irresponsabilidade levada a extremos em matéria de educação???
Passados quase dez anos, tudo continua na mesma. Centenas de jovens deixam precocemente, anualmente, a escola e com a reforma da rede escolar as expectativas, se nada for feito a este nível, não irá melhorar...
2 comentários:
Há uma década, um administrador dos CTT entrou numa estação de correios e verificou que não existia por aquelas bandas uma máquina de calcular: Estava uma funcionária a calcular à mão os juros dos certificados de aforro!
Nessa altura, num impulso de D. Quixote, saiu da estação e entrou na papelaria em frente. Comprou, com o cartão de crédito dos CTT uma máquina calculadora e entregou-a na estação.
Contou entusiasmado durante alguns anos este feito, até ter encontrado pela frente um efant terrible que lhe perguntou: E quantas mais os CTT compraram com a Circular que o Sr. Administrador colocou em todas as estações?!
E este é o problema: O caso das gémeas não chega. É preciso diagnosticar o todo e intervir em cada caso.
Não tem qualquer relação com o post, mas terá interesse em divulgar o Projecto Esperança, que pode visitar em: http://www.portoxxi.com/desaparecidos/
Obrigado
Enviar um comentário