sábado, 23 de dezembro de 2006

Por um 2007 mais educativo...

Prestes a despedimo-nos do ano 2006, há que ser optimista e esperar que o próximo ano seja efectivamente dado a concretizações positivas na área da Educação. Depois de um 2006 deveras conturbado e que originou um descrédito ainda maior na imagem dos professores, com consequências gravosas ao nível da relação professores-alunos e até professores-pais, espero que o novo ano seja aquele em que a Educação possa vir a ser a prioridade das prioridades, tanto em termos de política da tutela, como ao nível das preocupações da sociedade civil.
A Educação está a viver momentos conturbados, com mudanças, cujos resultados ainda estão por apurar. Uma coisa é certa: a redução da exigência e do rigor poderão dar bons resultados a curto prazo ao nível estatístico, mas serão um poço de problemas a médio e longo prazo.
É tempo de retemperar forças para mais um período de aulas que aí vem. Há que organizar mais três meses de trabalho e preparar aulas para que o sucesso escolar possa ser uma realidade. Por agora, os resultados obtidos pelas seis das sete turmas às quais lecciono Geografia foram uma desgraça e o que vale é que as notas à disciplina de Geografia até foram das melhores. Praticamente, metade dos alunos teve 3 ou mais níveis inferiores a três. A turma do 11º ano portou-se, como esperava, bastante bem, com uma média de 13 valores a Geografia.
Que 2007 seja o ano da viragem na área da Educação. É que termos uma situação pior do que a que actualmente se vive na área da Educação é praticamente impossível...
Umas boas festas a todos os que frequentam este blogue!!!

13 comentários:

Miguel Pinto disse...

Boas festas, Miguel.

henrique santos disse...

Boas Festas Miguel.

(Pa)Ciência disse...

Ok, como sou frequentadora deste blog... cá vai: um Feliz Natal e um 2007 cheio de Amor, Paz e Saúde!
Boas Festas ;)

xana disse...

:) Um sorriso muito natalício, como a época recomenda!, para ti e para a tua linda família! :)

karadas disse...

Boas festas Miguel

IC disse...

Bom Natal e um feliz 2007 Miguel

Anónimo disse...

Um Natal Feliz com mt saúde a paz!
O resto a gente faz!! (",)

Frederico Lucas disse...

Um forte abraço!

Já há muito que não o via pelos meus blogues!

Gostava que ponderasse escrever um post para o meu blogue Inovação & Inclusão.
Julgo que era tempo de um Lic. em Geografia escrever sobre Exôdo Urbano.


:-)

Anónimo disse...

Só não compreendo quando diz que " o que vale.....foram das melhores" fantástico,há que retirar sempre um lado positivo.LoL

Anónimo disse...

Se fosses professor de Matemática não dizias o mesmo. É que não de admirar que as notas a Geografia tivessem sido das melhores. É um disciplina tão fácil. Só quem não percebe nada de nada é que pode tirar negativa a Geografia.

Pedro disse...

Caro(a) anónimo(a), não creio que o facto das avaliações à disciplina de Geografia terem sido das melhores nas seis turmas do 3º ciclo às quais lecciono esta disciplina se deva unicamente ao reduzido grau de dificuldade que, na sua opinião, esta disciplina comporta. Retirando Matemática e, porventura Língua Portuguesa, a disciplina de Geografia apresenta um grau de dificuldade igual ao da maioria das restantes disciplinas. A diferença de apreensão da matéria pelos alunos poderá dever-se a um conjunto muito mais complexo de factores que à (sua) primeira vista parecem menos importantes. Mas, esta discussão sempre poderá ser retomada mais tarde.
O facto é que caso eu tivesse "dado" um maior número de negativas no final do 1º período de aulas, o panorama destas seis turmas seria ainda muito pior do que aquele que foi.

José Manuel Dias disse...

Estamos no bom caminho...Exigência e rigor vãoi dar mais resultados..
Bom Ano!

Anónimo disse...

Feliz 2007 para ti, Miguel!