terça-feira, 2 de setembro de 2008

De volta ao trabalho...

Aí está mais um ano lectivo! Para muitos professores é sinal de desânimo por não terem obtido colocação, por não estarem numa escola do seu agrado ou por outra razão qualquer. Para outros, esperemos que a maioria, é sinal de regresso à nobre função de ensinar...
Na minha escola, hoje foi um dia dedicado às reuniões de departamento. Por sinal, no meu departamento fui eu o secretário e muitos foram os temas abordados. Claro que o que mais suscitou curiosidade por parte de todos foi o da distribuição de serviço. Houve quem ficasse agradado, mas também quem demonstrasse enfado com o que lhe calhou em "sorte".
Eu não me posso queixar muito. Comparando com o ano passado, em que tive oito turmas com Geografia, acrescidas de duas trumas com Área de Projecto e uma com Estudo Acompanhado, foram-me agora destinadas sete turmas do básico com Geografia e uma turma do secundário com uma disciplina que, para mim constitui novidade: Turismo e Técnicas de Gestão. Esta nova disciplina faz parte do curso profissional denominado "Turismo Ambiental e Rural".
Estou para ver como vai decorrer este novo ano lectivo, nomeadamente, com esta turma do curso profissional. Estive a falar com alguns colegas meus lá da escola que não me deram boas notícias sobre este tipo de alunos. Aconselharam-me a não "puxar" muito por eles, pois, na sua maioria, são alunos com grandes limitações. O problema é que, depois de ter analisado o programa da disciplina de "Turismo e Técnicas de Gestão", das duas uma: ou levo o programa a sério e não posso facilitar, ou ignoro as orientações do Ministério da Educação e coloco a fasquia da exigência muito por baixo. A primeira estratégia para arranjar uma solução viável será ver a "matéria-prima" com que vou trabalhar. A ver vamos no primeiro dia de aulas como correm as coisas... De resto vou ter duas turmas do 7º ano que são novidade e mais cinco turmas que sigo desde o ano passado.
Votos de um ano lectivo proveitoso para todos...

5 comentários:

(Pa)Ciência disse...

Boa sorte e bom trabalho!
Eu, por enquanto, continuo de "férias"... e muito ansiosa por saber o quando, onde e o quê ;)

Carla disse...

Bom ano lectivo para ti!!!!

bjs

Anónimo disse...

Se levar o programa a sério, os alunos vão pensar que fala chinês e o aproveitamento vai ser zero. Nesses cursos o único objectivo é fazer com que os alunos cheguem ao fim do ano.
Os programas para os cursos profissionais são feitos por quem nunca esteve numa escola. No ano passado, para um curso de equivalência ao 8º ano, havia assuntos no programa que só aprendi na universidade...
Boa sorte.

IC disse...

Bom ano, Pedro! :)
E quanto aos alunos dessa turma do curso profissional, creio que o Pedro já leu lá no meu cantinho que eu nunca anotava informações prévias sobre os alunos que ia ter. Penso convictamente que uma expectativa optimista por parte do professor tem um grande poder :)

titofarpas disse...

Boa sorte e um óptimo ano lectivo.
Abraço