quinta-feira, 1 de setembro de 2005

Depois das férias, um novo ano lectivo...

Pois é! As famigeradas listas de colocação de professores lá saíram com um dia de antecedência relativamente ao último anúncio (o que não é nada de extraordinário) e a angústia e revolta retornaram ao estado de espírito de milhares de famílias, umas devido ao anúncio de uma não colocação, outras devido à obrigação da separação do casal, outras porque o horário que lhes calhou em "sorte" não dá para as despesas... Enfim, o costume!
Eu cá não me posso queixar muito e já fico "contente" por, no próximo ano lectivo, ir leccionar para uma escola que fica a menos de uma hora de caminho de casa. Vai ser um ano complicado, com a obrigação de fazer todos os dias 140 Kms, ter de almoçar fora de casa, compatibilizar o trabalho da escola com a frequência de um curso de mestrado, mas, como diz o povo (e muito bem!) "quem corre por gosto não se cansa".
Hoje foi o dia de apresentação na escola e amanhã é hora de começar a conhecer mais de 100 colegas e o horário que me será atribuído. Terei turmas do 3º ciclo ou do secundário? Serei Director de Turma? Será que vou leccionar Estudo Acompanhado ou Área de Projecto? As perguntas do costume...
Entretanto, os sindicatos, depois de terem estado fechados para férias, aproveitam-se, agora, dos problemas e frustrações de milhares de professores e candidatos a professores deste País, para começarem com a estratégia habitual: fazerem barulho, anunciarem greves, realizarem manifestações, etc. Aos milhares de desempregados agora anunciados resta-lhes fazerem pela vida...

5 comentários:

AnaCristina disse...

Como eu entendo o que sentes!!
Hoje também já me fui apresentar... Fiquei na mesma escola o que me deu alguma vantagem no horário: fiz o pedido para não entrar as 8h da manhã. É que fiz e farei 200 km por dia, hora e meia para cada lado.
Não sei se será aceite mas acredito que sim.

Vi colegas com quem já antipatizei pela arrogância demonstrada... e vi colegas muito humildes de quem gostei.

No fim do ano, veremos se a minha opinião se mantém ou não.

Bom trabalho!!

crack disse...

Bom blogue. Bom ano de trabalho.

Anónimo disse...

Bom horário e bom ano de trabalho!
Eu só recebo o horário dia 9, mas como isso vai ser precedido por um "Moscatel de Honra" (em honra dos novos professores), vou exagerar um tanto no moscatel para ver com luzinhas e estrelinhas o que estiver nos espaços das tais horas ditas não lectivas.

(Pa)Ciência disse...

Olá! Espero que o horário seja bom e que tudo corra pelo melhor... Eu por cá ando à espera de um horáriozito mas parece que está difícil :( Conheci este verão a tua terra e deixa-me dizer que adorei, não tinha nada essa ideia de Viseu! Bom ano lectivo!!!

mr pavement disse...

desobri este blog hoje, através do mais do mesmo.

bom horário e bom ano de trabalho.

cumprimentos geográficos.