quarta-feira, 12 de outubro de 2005

Se todas as aulas pudessem ser assim...

Ontem decidi utilizar o projector data-show na aula do 10º G, por forma a mostrar à turma alguns diapositivos, por mim elaborados em PowerPoint, relacionados com algumas das conclusões dos Censos da População de 2001.
Assim, os alunos puderam perceber de que forma é que os recenseamentos do INE são realizados e qual a sua utilidade para Governo, autarquias e outros organismos. Falámos sobre a evolução da população portuguesa e a sua desigual distribuição no território nacional, debatendo sobre os problemas que o actual estado da demografia portuguesa poderão acarretar num futuro próximo. A análise de alguns mapas e gráficos através do projector data-show revelou-se essencial para captar o interesse dos alunos e para uma melhor compreensão da matéria leccionada.
Pena é que muitas escolas não proporcionem a dinamização de aulas deste tipo. Aliás, já leccionei em escolas onde não é possível utilizar o projector data-show, por falta de condições das salas de aula ou até mesmo pelo facto de a escola não possuir o aparelho.
No entanto, muito mais poderia ser feito pelas entidades responsáveis na matéria para que as aulas pudessem ser de um melhor aproveitamento: por exemplo, a existência de Internet sem fios em cada sala de aula, mesmo que a escola não possuísse um número suficiente de computadores, poderia ser um auxílio precioso para os docentes que têm computador portátil. Na escola onde lecciono penso que existem três projectores data-show (já não é mau!), mas o facto de não haver Internet sem fios nas salas de aula inviabiliza outras potencialidades que poderiam ser melhor aproveitadas em benefício dos alunos.
Bem sei que nos últimos anos a situação a este nível tem vindo a melhorar, mas será que custa assim tanto, em termos monetários, munir as escolas (pelo menos as secundárias) com Internet sem fios?

7 comentários:

peciscas disse...

Colega.
É urgente divulgarmos, por todos os meios possíveis a experiência que estamos a viver.
Nós, que estamos "no terreno" sabemos como as coisas funcionam (ou não funcionam) para além dos discursos politicamente correctos, que ficam muito bem na fotografia.
É por isso que hoje, lá no meu Peciscas, tenho um post a convidar os "profes" a deixarem os seus testemunhos sobre a realidade que se está a viver actualmente nas escolas, através de um outro blog que é especialmente dedicado a temas da EDUCAÇÃO.
Por isso, convido-te a passares por lá e, com este testemunho ou com outro, contribuires para a divulgação da tal realidade.

Patrícia disse...

Os alunos devem ter adorado a aula, pois para além de ser uma aula diferente das outras é bastante motivadora.
Tiveste concerteza, mais trabalho na sua preparação do que o habitual, mas quando se sente que a aula rendeu muito, que os alunos se motivaram e se mostraram bastante empenhados e participativos, até se esquece o trabalho que tivemos, não é? Por isso continua assim, só mostras que és um bom professor e que te preocupas com as aprendizagens dos teus alunos. Bjs

AnaCristina disse...

E como TU, Miguel, há professores com capacidades e com vontade de trabalhar e gastar as tais horas para planificar e organizar a aula... mas as condições nas escolas é que não existem... nem o ME quer saber disso!

PJ disse...

Esta entrada é muito pertinente e seguramente todos concordarão que em muitas das nossas escolas as condições estão longe das ideais. Contudo não nos iludamos. As condições ao nível do equipamento, de instalações ou de outra natureza não conduzem necessariamente à excelência do ensino. Para dar um exemplo, é possível usar um data-show para dar uma aula péssima que conduz a maus resultados. Tudo depende da utilização que damos às condições que os professores usufruem. E, é bom que se diga, por vezes as condições existem mas pura e simplesmente não são utilizadas. Neste aspecto, como em muitos outros, a dimensão humana é crucial. E, nalguns casos, com poucos meios podem fazer-se grandes coisas.

SaltaPocinhas disse...

data show? o que é isso?
internet sem fios na sala de aula, o que é isso ? :o

Dás-me o teu mail?
(costumo responder a alguns comentários por mail...)

Juliano disse...

Miguel, sou também um entusiasta das novas tecnologias. Data-show é fundamental. Um abraço.

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado