quarta-feira, 12 de outubro de 2005

Se todas as aulas pudessem ser assim...

Ontem decidi utilizar o projector data-show na aula do 10º G, por forma a mostrar à turma alguns diapositivos, por mim elaborados em PowerPoint, relacionados com algumas das conclusões dos Censos da População de 2001.
Assim, os alunos puderam perceber de que forma é que os recenseamentos do INE são realizados e qual a sua utilidade para Governo, autarquias e outros organismos. Falámos sobre a evolução da população portuguesa e a sua desigual distribuição no território nacional, debatendo sobre os problemas que o actual estado da demografia portuguesa poderão acarretar num futuro próximo. A análise de alguns mapas e gráficos através do projector data-show revelou-se essencial para captar o interesse dos alunos e para uma melhor compreensão da matéria leccionada.
Pena é que muitas escolas não proporcionem a dinamização de aulas deste tipo. Aliás, já leccionei em escolas onde não é possível utilizar o projector data-show, por falta de condições das salas de aula ou até mesmo pelo facto de a escola não possuir o aparelho.
No entanto, muito mais poderia ser feito pelas entidades responsáveis na matéria para que as aulas pudessem ser de um melhor aproveitamento: por exemplo, a existência de Internet sem fios em cada sala de aula, mesmo que a escola não possuísse um número suficiente de computadores, poderia ser um auxílio precioso para os docentes que têm computador portátil. Na escola onde lecciono penso que existem três projectores data-show (já não é mau!), mas o facto de não haver Internet sem fios nas salas de aula inviabiliza outras potencialidades que poderiam ser melhor aproveitadas em benefício dos alunos.
Bem sei que nos últimos anos a situação a este nível tem vindo a melhorar, mas será que custa assim tanto, em termos monetários, munir as escolas (pelo menos as secundárias) com Internet sem fios?

6 comentários:

peciscas disse...

Colega.
É urgente divulgarmos, por todos os meios possíveis a experiência que estamos a viver.
Nós, que estamos "no terreno" sabemos como as coisas funcionam (ou não funcionam) para além dos discursos politicamente correctos, que ficam muito bem na fotografia.
É por isso que hoje, lá no meu Peciscas, tenho um post a convidar os "profes" a deixarem os seus testemunhos sobre a realidade que se está a viver actualmente nas escolas, através de um outro blog que é especialmente dedicado a temas da EDUCAÇÃO.
Por isso, convido-te a passares por lá e, com este testemunho ou com outro, contribuires para a divulgação da tal realidade.

Anónimo disse...

Os alunos devem ter adorado a aula, pois para além de ser uma aula diferente das outras é bastante motivadora.
Tiveste concerteza, mais trabalho na sua preparação do que o habitual, mas quando se sente que a aula rendeu muito, que os alunos se motivaram e se mostraram bastante empenhados e participativos, até se esquece o trabalho que tivemos, não é? Por isso continua assim, só mostras que és um bom professor e que te preocupas com as aprendizagens dos teus alunos. Bjs

AnaCristina disse...

E como TU, Miguel, há professores com capacidades e com vontade de trabalhar e gastar as tais horas para planificar e organizar a aula... mas as condições nas escolas é que não existem... nem o ME quer saber disso!

saltapocinhas disse...

data show? o que é isso?
internet sem fios na sala de aula, o que é isso ? :o

Dás-me o teu mail?
(costumo responder a alguns comentários por mail...)

Anónimo disse...

Miguel, sou também um entusiasta das novas tecnologias. Data-show é fundamental. Um abraço.

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado